1 Out, 2021

Outubro Rosa: mês da prevenção do cancro da mama

A LPCC procura “promover sinergias para aumentar o impacto deste movimento” que assinala o mês da prevenção do cancro da mama.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove o “Outubro Rosa”: o mês da prevenção do cancro da mama. Com o objetivo de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce da patologia, a campanha procura divulgar informação e formas de apoio à mulher e à família.

Com a organização de centenas de iniciativas por todo o país, a LPCC espera uma grande mobilização dos cidadãos em torno desta causa, bem como fortalecer a sua presença e a dos seus voluntários nas respetivas comunidades locais. Em comunicado, afirmam que “o objetivo do vasto plano de atividades é promover sinergias para aumentar o impacto deste movimento”.

“O cancro da mama é o mais prevalente (com maior número de casos) em Portugal e em todo o mundo, mas se diagnosticado precocemente, é um dos que tem maior taxa de cura. É, por isso, fundamental difundir a mensagem da prevenção e alertar as mulheres para o diagnóstico precoce e rastreio”, diz a vogal da direção nacional da LPCC, Natália Amaral.

Entre as iniciativas solidárias calendarizadas, destacam-se as que assinalam as efemérides mais importantes: o dia 15 de outubro – Dia da Saúde da Mama – e o dia 30 de outubro – Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. A agenda encontra-se preenchida com ações, tais como sessões para a promoção da saúde e bem-estar, disponibilização de folhetos informativos, realização de caminhadas solidárias e momentos lúdicos com ações de promoção da saúde e prevenção da doença.

Segundo dados estatísticos recentes, disponibilizados pela Globocan, em 2020, no nosso país, estima-se que mais de 7 mil mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1800 mulheres por esta doença.

Saiba mais sobre o “Outubro Rosa” aqui.

ler mais

RECENTES

ler mais