20 Jun, 2024

Ordem dos Médicos promove debate sobre Medicina Geral e Familiar

Esta quinta-feira, entre as 19h e as 20h, a Ordem dos Médicos vai promover um webinar de debate com o tema "Medicina Geral e Familiar: um novo caminho".

Conduzida pela médica Sofia Couto da Rocha, a sessão contará com a presença de Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Paula Broeiro, presidente do Colégio de MGF, José Luís Biscaia, médico de MGF, e de dois diretores clínicos e médicos de MGF, Rubina Correia (ULS Algarve), e Rui Macedo (ULS de Braga).

De acordo com um comunicado divulgado pela OM, “nos próximos cinco anos, 45% dos médicos de família atingirá a idade da reforma, colocando ainda maior pressão no SNS, um sistema com falta de planeamento e que não tem valorizado adequadamente a resposta da Medicina Geral e Familiar”. 

Tendo em conta que “os cuidados de saúde primários (CSP) são o garante do acesso nos sistemas de saúde”, durante a discussão online serão colocadas as seguintes questões: “Com a anunciada reforma das ULS, qual o papel dos CSP no sistema de saúde?”; “Estará a função do médico de MGF salvaguardada nas ULS ou irá esta reforma condicionar a autonomia médica e a qualidade técnico-científica atingida nos últimos anos?” e “Serão estas as medidas necessárias para atrair mais médicos de MGF e resolver o problema de todos os utentes? Ou existe outro caminho para a especialidade?”.

O webinar vai decorrer no canal de YouTube da Ordem dos Médicos, a que poderá aceder AQUI.

 

CG

Notícia relacionada

Nuno Jacinto. “Temos o dever de dignificar a MGF para termos melhores cuidados de saúde”

Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais
Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais