29 Jun, 2020

Oncologista Ana Castro vai ser a nova presidente do Centro Hospitalar do Algarve

Ao fim de três anos de muita contestação, o governo decide afastar Ana Paula Gonçalves do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve. Sindicato dos Médicos saúda decisão.

A médica oncologista Ana Castro é a escolhida para administrar o CHUA, o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, avança o Correio da Manhã. A decisão do governo leva, por isso, à saída de Ana Paula Gonçalves do cargo de presidente do Conselho de Administração do CHUA, cargo que ocupava desde 2017.

Ana Castro, natural de Lisboa, tem 43 anos e é a atual presidente do Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço. É também diretora clínica da Lenitudes – Medical Center & Research, em Santa Maria da Feira. Para além da licenciatura e do Mestrado Integrado em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa, Ana Castro concluiu também, no ano passado, uma Pós-graduação em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School. Passou também pelos serviços de Oncologia do Hospital de Santo António (no Porto) e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

Numa reação à mudança de administração do CHUA, o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos sublinha que a saída de Ana Paula Gonçalves só peca por tardia, pois “a sua administração não deixará saudades”.

Segundo o CM, Mariana Santos, que era até agora enfermeira-chefe no hospital de Portimão, vai ser a nova enfermeira-diretora do CHUA. O novo diretor Clínico é o neurocirurgião Joaquim Pedro, atual diretor do departamento de Neurocirurgia do Hospital de Faro. Paulo Neves, antigo administrador do Grupo Hospitais Privados de Portugal , será o vogal executivo para a área jurídica. Patrícia Rego, jurista que era até agora administradora do Hospital de Portimão, será a outra vogal executiva, neste caso, para a área da gestão.

Contudo, adianta o Expresso, estes nomes ainda têm de ser validados pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap) e depois confirmados pelo governo.

TC/SO

ler mais

RECENTES

ler mais