30 Jul, 2021

“O seu fígado não está de férias” alerta para a prevenção da doença hepática

Os médicos alertam para a importância de manter um estilo de vida saudável durante o verão, de modo a prevenir o desenvolvimento de doenças do fígado.

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai promover uma campanha sob o mote “O seu fígado não está de férias” com o propósito de consciencializar a população portuguesa para a prevenção da doença hepática e reforçar a importância da adoção de um estilo de vida saudável durante o verão.

“Mesmo em tempo de férias, é preciso manter os hábitos de vida saudáveis, de forma a evitar ou agravar as doenças do fígado, que podem ter consequências graves para a sua saúde. Pratique exercício físico; faça uma alimentação equilibrada, evite beber álcool e consumir drogas; use preservativo; não partilhe seringas, nem objetos de higiene pessoal; lave as mãos com frequência, sobretudo antes das refeições e depois ir à casa de banho”, aconselha o presidente da APEF, José Presa.

Segundo revela a associação em comunicado, “o fígado é um importante órgão do sistema digestivo e que, no caso de inflamação ou lesão, pode comprometer as suas funções e originar diversas complicações”. Neste sentido, é importante cuidar da sua saúde, tendo especial atenção “aos estilos de vida e aos comportamentos de risco”.

O alerta é ainda dirigido a todos aqueles que sofrem de patologias no fígado, no sentido de se manter os tratamentos e não desvalorizar a sua importância. “No caso de ter alguma doença do fígado já diagnosticada e em tratamento, não se esqueça de levar consigo os medicamentos e de os tomar consoante o indicado”.

ler mais

RECENTES

ler mais