18 Jan, 2022

“O impacto da pandemia nas crianças é um tema de enorme preocupação para os pediatras” [vídeo]

 

Em entrevista ao SaúdeOnline, a presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Inês Azevedo, mostra-se preocupada com o impacto da pandemia nas crianças. De acordo com a especialista, “esta população está em risco por não poder frequentar a escola devido aos confinamentos, que acreditamos que possam já não estar a ser justificáveis nesta fase”.

Esta é, segundo Inês Azevedo, uma área de debate aceso, pois sendo a covid-19 uma doença benigna nas crianças, é importante discutir temas como a educação e a socialização que foram fortemente afetadas”, bem como o impacto social e as situações de pobreza decorrentes do atual contexto pandémico.

A vacinação covid-19 foi obviamente outra das temáticas incontornáveis no 21.º Congresso Nacional de Pediatria.

No plano das infeções respiratórias não-covid, “o vírus sincicial respiratório, que tem picos habituais em dezembro e janeiro, este ano começou a ter extraordinariamente os primeiros casos em maio/junho. Já começámos a observar pneumonias e outro tipo de infeções que estão já a causar perturbações a nível hospitalar e de internamentos por dificuldade de número de camas disponíveis”, acrescentou a responsável da SPP.

Após os cuidados de saúde terem sido vocacionados para, durante a época de 2020/21, dar resposta à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, os pediatras alertam para a necessidade de neste outono-inverno ser dada especial atenção às crianças com doença aguda grave.

ler mais

RECENTES

ler mais