9 Mar, 2021

Nutrição e hidratação: a sua importância no desporto

Nutrição e hidratação são dois especialmente importantes na prática do desporto, uma vez que o gasto de energia e fluidos é maior.

Tanto as funções vitais no resto do nosso metabolismo basal, como as que desempenhamos através da atividade física, requerem o uso de energia. No que diz respeito ao desporto, todo o trabalho corporal está intimamente ligado ao esforço muscular, que por sua vez depende da energia que provém dos alimentos que comemos. Portanto, um dos objetivos da nossa dieta é fornecer ao nosso corpo a energia necessária para compensar o gasto energético, tendo em conta que, no caso dos atletas, este terá de ser mais elevado e estar relacionado com o tipo de desporto praticado e a duração da atividade.

A importância de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes
Ter uma dieta equilibrada permite-nos cobrir todas as necessidades tanto de macro como de micronutrientes, fornecendo-nos energia suficiente, sem afetar o ganho ou perda de peso. Na verdade, pode ajudar-nos a descansar melhor, sentir que temos energia suficiente para a nossa vida quotidiana, estar de melhor humor e, claro, prolongar a nossa esperança de vida, bem como prevenir lesões e fadiga. Tudo isto é de importância vital quando se trata de atividade física regular. Mas como sabemos que calorias estamos realmente a queimar?

A caloria como unidade de energia
Estar consciente do gasto de calorias consumidas é tão simples como usar um dispositivo inteligente no pulso que as contará e também terá em conta outras métricas e parâmetros, inerentes a cada um de nós, mas intimamente relacionados com o nosso gasto energético. Existem pulseiras e relógios inteligentes, que oferecem contagem em tempo real de dois tipos chave de calorias: calorias ativas e calorias queimadas em repouso. Além disso, podemos monitorizar as calorias queimadas enquanto dormimos.

As calorias ativas são as consumidas durante a atividade física. Para as contar, o dispositivo efetua o cálculo com base no tipo específico de desporto, no nível de atividade de cada um de nós e na nossa idade, altura, peso, sexo e ritmo cardíaco.

Entretanto, as calorias consumidas em repouso são as que são queimadas quando o nosso corpo está acordado, num estado sedentário e sem stress. São as exigidas pelo organismo para satisfazer necessidades fisiológicas básicas e são também calculadas de acordo com a idade, altura, peso e sexo.

As calorias queimadas durante o sono também são contadas, uma vez que dormir não é considerada uma atividade passiva. Estudos demonstraram que os nossos cérebros utilizam 20% da nossa ingestão calórica diária, mesmo enquanto dormimos. Embora a quantidade de calorias consumidas dependa de múltiplos fatores e não exista um número fixo, o que é certo é que o nosso corpo queima mais calorias durante o sono REM profundo, que é quando o cérebro está mais ativo porque necessita de mais oxigénio para funcionar.

O papel fundamental da água
A hidratação desempenha também um papel muito importante na atividade física. A água representa cerca de 60% do nosso peso corporal e muitas das principais funções do nosso corpo dependem da sua hidratação, e é por isso que devemos dar-lhe a atenção que necessita. Além disso, todos os dias expelimos cerca de dois litros de água através da urina e do suor, pelo que precisamos de a reabastecer. Quando praticamos desporto, embora o nosso corpo tenha uma pequena reserva de água, durante a atividade desportiva perdemo-la rapidamente, o que leva a uma redução no desempenho físico e mental, bem como ao aumento do ritmo cardíaco e à dificuldade de manter a pressão arterial.

ler mais

RECENTES

ler mais