24 Mar, 2024

Nuno Rodrigues eleito secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos

O médico de saúde pública Nuno Rodrigues foi eleito secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), sucedendo a Jorge Roque da Cunha, anunciou a estrutura em comunicado.

Foto: Site do SIM

A eleição decorreu no XIV Congresso Nacional do Sindicato Independente dos Médicos, que decorreu este fim de semana, em Peniche.

Natural do Porto, Nuno Rodrigues, 41 anos, é médico de Saúde Pública na Unidade Local de Saúde do Oeste. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tirou a especialidade em Saúde Pública em 2013 e, nove anos depois, obteve o grau de Consultor.

Em 2022 recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro pelo Município de Torres Vedras e, no ano seguinte, realizou uma Pós-Graduação em Gestão e Administração de Unidades de Saúde, pelo Instituto Superior de Gestão e Administração, em Santarém.
Membro do Secretariado Nacional do SIM desde 2018, assumiu agora a liderança do sindicato. Entre 2014 e 2022 assumiu, ainda, a função de Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul. Filiado na Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública e na Associação Portuguesa de Epidemiologia, Nuno Rodrigues foi supervisor do European Programme for Intervention Epidemiology Training (2019) e membro da Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública e sua Implementação (2020-2022) e das Equipas da Saúde na preparação e resposta de diversos eventos de massas, como as Jornadas Mundiais da Juventude.
A atividade sindical do novo Secretário-Geral do SIM iniciou-se em 2015, como Delegado Sindical no ACES Oeste Sul e membro do Secretariado Regional do SIM de Lisboa e Vale do Tejo. No mesmo triénio de 2015/2018 assumiu, ainda, a Presidência da Comissão Nacional de Saúde Pública.
No triénio seguinte, entre 2018 e 2021, foi Secretário Regional do SIM de Lisboa e Vale do Tejo e membro da Comissão Nacional de Saúde Pública.

MJG/LUSA

Notícia relacionada

Sindicato Independente dos Médicos espera que novo ministro seja sensato e tenha poder político

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais