10 Jan, 2023

Número de utentes sem médico de família em Vila Franca de Xira agrava-se significativamente

No final de 2022, mais de 15 mil utentes do centro de saúde de Alhandra ficaram sem médico atribuído. Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira pediu uma audiência urgente ao ministro da Saúde.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e as seis Juntas de Freguesia do concelho estão preocupados com a falta de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar no concelho. A situação mais crítica é a da Unidade de Saúde Familiar e do Centro de Saúde de Alhandra, que viram sair todos os seus médicos no final de 2022, deixando mais de 15 mil utentes sem clínico atribuído.

No restante território, a cobertura de médicos de família tem sofrido reduções regulares e tem-se registado uma forte instabilidade no atendimento. Perante este cenário, os responsáveis do concelho de Vila Franca de Xira pediram já uma audiência urgente ao ministro da Saúde e ao diretor-executivo do SNS devido à falta de médicos de família. Num ofício conjunto, os presidentes daquela câmara e juntas de freguesia pedem ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e ao diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, para criarem mecanismos públicos ou com colaboração com os privados e setor social para dotar os centros de saúde de meios capazes de garantir uma resposta adequada às necessidades da população.

Pedem igualmente que sejam criados mecanismos para “reter os profissionais do SNS, agilizando a criação de mais Unidades de Saúde Familiar Tipo B, de forma a viabilizar também a colocação de um maior número de médicos”, que permita responder às necessidades das pessoas de acordo com a realidade do território.

“No imediato é urgente organizar os serviços prestados pelo ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] e esclarecer convenientemente a população das soluções encontradas por esta estrutura de saúde, acelerando e facilitando o acesso das pessoas sem médico de família aos cuidados de saúde”, referem.

De acordo com os signatários, desde o início do ano que o número de utentes sem médico de família no concelho de Vila Franca de Xira tem vindo a agravar-se significativamente. A Unidade de Saúde Familiar e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Forte da Casa contam com 11.361 inscritos sem médico de família.

SO/LUSA

Notícia Relacionada

Abertas 254 vagas para médicos especialistas, maioria em Medicina Geral e Familiar

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais