10 Jul, 2019

Projeto inovador permite que invisuais escolham o prato nos restaurantes

Investigadores do Instituto Politécnico da Guarda desenvolveram uma aplicação móvel para ajudar os invisuais na escolha das ementas nos restaurantes.

Adriano Costa, professor na Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH – Seia), e Filipe Caetano, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG – Guarda) foram os responsáveis pelo projeto Menu4All, que consiste “no desenvolvimento de uma aplicação móvel, para auxílio aos invisuais na escolha de ementa num restaurante, bem como no desenvolvimento de um portal Web para gestão de ementas”.

Adriano Costa adiantou hoje à agência Lusa que a ideia para o desenvolvimento do sistema “surgiu de uma necessidade identificada pela ESTH/IPG, na qual os docentes verificaram as dificuldades que um invisual tinha sempre que se deslocava a um restaurante e pretendia fazer o seu pedido”.

Com vista a suprimir este problema, “foi proposto o desafio à ESTG/IPG de desenvolver um sistema que permitisse ao invisual, através do seu Smartphone, ter acesso ao menu do restaurante”. Foi a partir daí “que surgiu o sistema Menu4All [- este] permite aos invisuais acederem de uma forma autónoma e livre, sem constrangimentos de tempo, aos menus dos restaurantes, no qual têm ainda a indicação da composição do prato e respetivo preço, entre outras considerações que o restaurante julgar conveniente”, disse.

De acordo com o o professor da ESTH de Seia, o sistema é constituído por duas componentes distintas: uma aplicação para o smartphone, a ser usada pelos invisuais, e o portal web, para utilização por parte dos restaurantes. Explica então como funciona:

“Na chegada ao restaurante, o utilizador invisual abre a aplicação Menu4All no seu smartphone e, de imediato, a aplicação verifica as redes wireless disponíveis. Através do SSID (Service Set Identifier) da rede wireless do restaurante, o sistema sabe que o utilizador ali se encontra. Neste processo, a aplicação móvel comunica com o servidor Web (servidor em data center IPG), para o qual a aplicação envia a lista de redes wireless disponíveis. O servidor responde com uma ementa, caso algum dos SSID da lista estiver registado como pertencente a um restaurante com Menu4All”.

“Quando uma ementa é recebida pelo smartphone, é iniciada a sua leitura, e toda a navegação entre pratos e bebidas é feita com toques no ecrã do smartphone, sendo que a aplicação Menu4All reage a estes, não sendo importante a zona do ecrã onde é feito o toque ou toques”, concluiu.

O portal Web para utilização dos restaurantes “é muito intuitivo, permitindo a fácil criação das ementas a serem enviadas posteriormente para o smartphone“.

Os investigadores consideram que este sistema, que pode ser aplicado no território nacional e no estrangeiro, pode ser positiva para a Guarda, responsável pela criação de emprego e pela integração de alunos no mercado de trabalho.

O projeto Menu4All conquistou o primeiro prémio do Melhor Projeto de Inovação e Desenvolvimento da segunda edição dos Hospitality Education Awards, do Fórum Turismo.

EQ/Lusa

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