2 Out, 2023

Nobel da Medicina atribuído a descobertas que levaram à vacina da covid-19

O prémio Nobel da Medicina foi atribuído a Katalin Karikó e a Drew Weissman por descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas mRNA eficazes contra a covid-19, anunciou hoje a academia.

Segundo o comunicado da academia, “as descobertas dos dois laureados com o Prémio Nobel da Medicina foram fundamentais para o desenvolvimento de vacinas eficazes de mRNA contra a covid-19 durante a pandemia que começou no início de 2020″.

Comos e acrescenta: “Através das suas descobertas inovadoras, que alteraram fundamentalmente a nossa compreensão da forma como o mRNA interage com o nosso sistema imunitário, os laureados contribuíram para o ritmo sem precedentes de desenvolvimento de vacinas durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos.”

As vacinas de mRNA foram vistas como “uma ideia promissora”, embora o seu desenvolvimento já aconteça desde os anos 1980, com alguns obstáculos.  No futuro, “a tecnologia poderá também ser utilizada para administrar proteínas terapêuticas e tratar alguns tipos de cancro“, é ainda referido.

Este é o primeiro dos Nobel a ser anunciado, seguindo-se nos próximos dias os galardões relativos à Física, Química, Literatura, Paz e Economia.

MJG/LUSA

Notícia relacionada

Melanoma. Anunciados resultados positivos de um ensaio com vacina de mRNA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais