28 Fev, 2019

Negrão diz-se “pessoalmente indignado” com condições de ala pediátrica do São João

O líder parlamentar do PSD afirmou-se hoje “indignado” após visitar a ala pediátrica do Hospital de São João, admitindo estar cético quanto à promessa do Governo de que as obras arrancarão no final do ano ou início do próximo.

“Estou pessoalmente indignado”, afirmou Fernando Negrão, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita de cerca de 45 minutos a esta ala pediátrica, que marcou o arranque das jornadas parlamentares do PSD no Porto.

O líder parlamentar do PSD salientou que as crianças desta ala “são objeto de tratamento por doenças oncológicas em péssimas condições, porque são tratadas em contentores”, uma situação que era provisória, mas que “se arrasta há mais de nove anos”.

Questionado sobre a última data apontada pelo Governo para o arranque das obras – entre final deste ano e início de 2020 -, Negrão confessou “algum ceticismo”.

“Tenho visto várias datas anunciadas e todas elas ultrapassadas. Faremos votos por isso e não deixaremos de estar atentos e dizer, sempre que for necessário, que estas datas têm de ser cumpridas e basta de adiamentos porque estas crianças não podem esperar mais”, defendeu.

O líder da bancada do PSD considerou ainda que foi por pressão dos sociais-democratas que o Governo desistiu da ideia de abrir um concurso internacional – “uma solução que levaria anos” – e “aderiu ao ajuste direto” para a realização das obras.

Questionado se parte da responsabilidade não pode ser atribuída ao anterior executivo PSD/CDS-PP, Negrão recordou que essa governação esteve limitada pelas imposições do programa de ajustamento.

“Este Governo já está no exercício d