4 Ago, 2021

“Não dê férias à segurança” alerta para os cuidados a ter na época balnear

A campanha da DGS e da Autoridade Marítima Nacional promove recomendações para minimizar os riscos de acidentes balneares.

A Autoridade Marítima Nacional e a Direção-Geral da Saúde (DGS) aliaram-se na promoção da campanha “Não dê férias à segurança”, com o propósito de alertar para os cuidados a ter durante o período balnear e minimizar o número de riscos de acidentes nas praias.

“Durante a época balnear 2021, já ocorreram nove acidentes mortais, sendo a causa provável na larga maioria das situações, doença súbita”, explicam as autoridades em comunicado. “Este ano, verificamos que muitas das situações que resultam em acidentes nas praias não se devem a pessoas em dificuldades nas águas, mas a outras situações como paragens da digestão, choque térmico, desidratação ou paragem cardiorrespiratória”.

Nesse sentido, torna-se essencial promover várias recomendações que incentivam a “uma cidadania responsável” por parte da população nacional, “para que possamos ter uma época balnear mais segura”.

Assim, a necessidade de se evitar as horas de maior exposição solar (entre as 11h e as 16h) e a importância da aplicação de protetor solar a cada duas horas fazem parte da lista de alertas promovidos. No mesmo âmbito, as autoridades também recomendam a visita a praias vigiadas e o respeito à sinalização existente em cada areal.

De acordo com as medidas de combate ao coronavírus, a utilização da máscara na deslocação e o cumprimento do distanciamento físico são reforçados. Do mesmo modo, é crucial circular conforme as indicações das respetivas autoridades.

No que ainda diz respeito à época balnear, a campanha salienta a importância de vigiar as crianças, sobretudo dentro ou perto de água e de colocar as toalhas em locais onde não existem arribas instáveis, bem como a relevância de mergulhar sempre com segurança e de optar por fazer refeições ligeiras e respeitar os períodos de digestão.

ler mais

RECENTES

ler mais