MSD reforça a importância da vacinação

Para assinalar a Semana Europeia de Vacinação, que decorre entre os dias 23 e 29 de abril, a MSD juntou-se à Organização Mundial de Saúde (OMS) na campanha Protected Together, #VaccinesWork.

A iniciativa pretende consciencializar a população para a importância da vacinação, salientar os erros existentes na cobertura vacinal e alertar para a necessidade de investimento de forma a melhorar o acesso a todas as pessoas.

Em comunicado, a MSD destaca a situação do surto de Sarampo em Portugal que levantou diversas questões à volta da vacinação: “Porquê vacinar? O que prevenimos? Qual o impacto da vacinação no individuo e na comunidade?”.

A farmacêutica relembra que “a imunização constitui um direito individual e é uma responsabilidade partilhada por todos”, acrescentando que já diversas instituições “manifestaram preocupação face ao número crescente de vozes discordantes em pleno século XXI.

“A verdade é que as vacinas mudaram por completo o panorama das doenças infeciosas”, sublinha a MSD. “Nos últimos dois séculos, as vacinas já ajudaram a prevenir mais de 30 doenças infeciosas frequentes e, de acordo com a OMS, evitaram mais de 10 milhões de mortes, entre 2010 e 2015.

A Semana Europeia de Vacinação vai decorrer entre os dias 23 e 29 de abril e pretende alertar a população para a importância desta prática na prevenção de um grande número de doenças.

Comunicado/SaúdeOnline

ler mais

RECENTES

ler mais