Mpox: Portugal vai doar vacinas a países africanos
Portugal vai doar a países africanos vacinas contra a mpox, anunciou o Ministério da Saúde, depois de França, Alemanha e Espanha terem comunicado o mesmo compromisso esta semana.
Em comunicado, o Ministério da Saúde salienta que as vacinas para mpox vão ser doadas a “países africanos, que têm registado um aumento expressivo de casos desta doença já declarada pela Organização Mundial de Saúde como ‘emergência de saúde pública global’”.
“Portugal tem, atualmente, um stock de vacinas e está na disposição de ceder entre 10% a 15%”, indica o gabinete tutelado por Ana Paula Martins.
Na passada sexta-feira, a Comissão Europeia pediu aos estados-membros que solidariamente enviassem vacinas para o continente africano.
“Escrevi aos ministros da Saúde da UE sobre os planos de doação de vacinas e terapêuticas. A solidariedade mundial é fundamental para enfrentar as ameaças globais à saúde”, escreveu a comissária europeia da tutela, Stella Kyriakides, numa publicação na rede social X.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há mais de 18 mil casos suspeitos e 615 mortes até à data na República Democrática do Congo e mais de 220 casos da nova estirpe de varíola em países vizinhos.
O ACNUR informou ter recebido, até agora, apenas 37% dos 250 milhões de dólares (224 milhões de euros) necessários para satisfazer as necessidades urgentes das pessoas deslocadas no Congo em 2024, sendo as atividades de saúde uma das três partes menos financiadas do plano.
LUSA
Notícia relacionada