19 Mai, 2021

Mortes nos Estados Unidos no nível mais baixo desde março de 2020

Já o número de casos diários registados na segunda-feira é o mais baixo desde junho de 2020.

O número de mortes diárias do covid-19 nos Estados Unidos está no nível mais baixo desde março de 2020, quando a epidemia começou a alastrar no país, anunciaram as autoridades sanitárias norte-americanas.

Na semana passada, foram registados em média 546 mortes diárias por coronavírus, indicam os dados dos Centros de luta e prevenção contra as doenças (CDC).

“A última vez que a nossa média em sete dias esteve tão baixa foi em março de 2020”, no momento em que a pandemia se começava a expandir por grande parte do território dos Estados Unidos”, declarou em conferência de imprensa Rochelle Walensky, diretora do CDC.

Para mais, o número de casos diários registados na segunda-feira, cerca de 17.000, é o mais baixo desde junho de 2020, acrescentou.

“As vacinas permitiram um declínio espetacular de casos, de hospitalizações e de mortes”, congratulou-se Andy Slavitt, conselheiro da Casa Branca para a luta contra o covid-19. “Pela primeira vez desde o início da pandemia, os casos baixaram nos 50 estados. Estamos em vias de ganhar a guerra contra o vírus”.

Cerca de 74,5% da população norte-americana (mais de 157 milhões de pessoas) recebeu pelo menos a primeira dose de uma das três vacinas autorizadas no país.

Estão disponíveis em mais de 80.000 locais através dos Estados Unidos, precisou Andy Slavitt.

No final de semana passada iniciou-se uma nova fase da campanha de imunização norte-americana, com a autorização da vacina da Pfizer/BioNTech para os adolescentes entre 12 e 15 anos.

“Em menos de uma semana vacinámos mais de 600.000” jovens dessa faixa etária, declarou Rochelle Walensky.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais