Médicos internos do CHL comemoram o Dia Mundial da Saúde

“Saúde além muralhas” é o mote da quarta edição das JoIN – Jornadas dos Internos do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), dinamizada nos dias 5, 6 e 7 de abril pelos médicos internos do CHL.

O encontro que promete cursos práticos para a formação de profissionais de saúde, estende ainda o convite à participação da comunidade no Dia Mundial da Saúde, nas atividades que a organização dinamiza na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria. “Sentimos que é importante dar a conhecer o trabalho dos médicos internos à nossa população, trazendo para fora de portas o nosso trabalho e dedicação”, explica Adriana Santos Silva, presidente da comissão organizadora das JoIN, em comunicado.

“Nesta edição o nosso principal objetivo continua a ser a qualidade da formação dos médicos internos e especialistas do nosso centro hospitalar, dos ACES envolventes e de outros hospitais. Assim, desenvolvemos um programa com diversos workshops de interesse para os médicos internos, das mais variadas áreas de formação”, adianta a médica interna Adriana Santos Silva.

Nos dias 5 e 6 de abril, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, acolhe vários workshops práticos, entre as 9h00 e as 18h00, que abordam temas como lesões dermatológicas, via verde do AVC, dor, radiologia torácica, psicofármacos, ECG e pé diabético. Estas jornadas disponibilizam também o curso de insulinoterapia.

Além de dois dias de workshops para os profissionais de saúde, o programa ainda inclui uma tarde dedicada à sociedade civil no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. A partir das 13h30 decorrem na Praça Rodrigues Lobo rastreios de patologia cardiovascular, diabetes, obesidade e doenças do sono. A tarde integra ainda várias palestras dinamizadas por profissionais de saúde sobre temas de interesse público como nutrição (dieta macrobiótica, obesidade infantil), prevenção do acidente vascular cerebral, segurança infantil ou sexualidade. O dia termina com uma atividade desportiva às 17h30.

Amália Pereira, diretora do Internato Médico do CHL, sublinha, no referido comunicado, que “a organização e a participação nestas jornadas com workshops específicos ministrados por oradores especialistas, que partilham as suas experiências clínicas, é muito relevante para os jovens médicos desenvolverem e potenciarem o seu nível de conhecimento científico. Por outro lado, é igualmente salutar a interação com a nossa comunidade e utentes, através de palestras e rastreios promovendo a educação para a saúde motivando para a mudança dos estilos de vida e promovendo a prevenção de doenças a médio prazo”.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem consultar o site: https://jornadasinternosleiria.wordpress.com/

COMUNICADO/SO

ler mais

RECENTES

ler mais