21 Jun, 2021

Médicos alertam para perigo de mergulhos em praias e piscinas

Especialistas reforçam a necessidade de se prevenir, junto de crianças e jovens, as lesões na coluna que podem ser causadas por mergulhos perigosos.

Sob o mote “Há saltos que podem mudar a tua vida. Protege a tua coluna!”, a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai promover uma campanha que procura consciencializar, junto de crianças e jovens adolescentes, sobre o perigo dos mergulhos em praias e piscinas que podem causar lesões graves e permanentes na coluna.

Como ressaltam em comunicado, este tipo de lesões ocorre, de modo frequente, quando a cabeça bate no solo ou numa rocha. Assim, para as prevenir, é reforçada a necessidade de se verificar a profundidade da água antes do mergulho e que todos se encontrem sempre dentro da zona supervisionada. Além de se evitar mergulhar sob o efeito de bebidas alcoólicas, é, ainda, essencial adotar a postura correta durante a execução do mergulho.

“Com esta iniciativa queremos alertar os mais jovens para os riscos que correm quando dão mergulhos, tanto nas piscinas como nas praias, em águas pouco profundas, e que podem provocar lesões permanentes na coluna”, salienta o presidente da SPPCV, Nuno Neves.

Para tal, estes alertam para os sintomas deste tipo de lesões, entre os quais estão o registo de fraqueza ou incapacidade em mover os braços ou pernas, a sensação de dor no local lesionado com possível irradiação aos membros superiores, cefaleias ou tonturas, sensação de formigueiro ou dormência nos membros e na área abaixo da lesão, estado de consciência alterado e dificuldades respiratórias.

Do mesmo modo, a SPPCV alerta que, em caso de ocorrência de lesão na zona da coluna, é fundamental não mover a pessoa, de modo a prevenir danos permanentes, e é necessário contactar de imediato o 112 e chamar uma ambulância para o local onde se registou o evento.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais