Linha SNS 24 registou mais de 307 mil chamadas desde o início de dezembro
No que diz respeito aos encaminhamentos resultantes das triagens da Linha SNS 24, 45,9% dos utentes foram direcionados para os cuidados de saúde primários, tendo sido agendadas cerca de 56 mil consultas.

A Linha SNS 24 atendeu, desde o início de dezembro, cerca de 307 mil chamadas, o que representa um aumento de 17% face ao mesmo período do ano passado. O tempo médio de espera situou-se nos 10 minutos, segundo dados divulgados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
De acordo com a informação enviada pelos SPMS, os dias de maior afluência à linha coincidiram com os períodos imediatamente a seguir aos feriados de 2 e 9 de dezembro, bem como com a passada segunda-feira, refletindo o aumento da procura de cuidados de saúde típico desta época do ano.
Mais de metade dos contactos (55%) estiveram relacionados com problemas respiratórios agudos, que continuam a ser o principal motivo de chamada para a Linha SNS 24.
No que diz respeito aos encaminhamentos resultantes das triagens, 45,9% dos utentes foram direcionados para os cuidados de saúde primários, tendo sido agendadas cerca de 56 mil consultas. Entre 1 e 17 de dezembro, 39,8% das pessoas que contactaram a linha foram aconselhadas a recorrer aos serviços de urgência hospitalar, enquanto 4,7% dos casos foram encaminhados para o INEM. Em 9,6% das situações, os utentes foram aconselhados a manter autocuidados em casa.
Os dados indicam ainda que a triagem digital, recentemente disponibilizada através da aplicação SNS 24, já permitiu realizar mais de 26 mil avaliações, correspondendo a 23% de todas as triagens respiratórias efetuadas neste período.
Entre os dias 1 e 17 de dezembro, o tempo médio de espera manteve-se nos 10 minutos, sendo que 65% dos utentes foram atendidos em menos de dois minutos.
No início da semana, a Direção-Geral da Saúde (DGS) já tinha alertado para o aumento da procura das urgências hospitalares do SNS e dos serviços do INEM na primeira semana de dezembro, impulsionado pela subida de casos de gripe e infeções respiratórias, que atingiram níveis superiores aos registados em épocas anteriores.
Segundo o Relatório de Resposta Sazonal em Saúde — Vigilância e Monitorização da DGS, divulgado na segunda-feira, registou-se um total de 128.602 episódios de urgência hospitalar na primeira semana de dezembro, um aumento de 1,7% face à semana anterior. Os dados mostravam igualmente um crescimento de 4% nos atendimentos da Linha SNS 24.
No âmbito do Programa Nacional de Vigilância da Gripe, foi reportada uma atividade gripal de nível epidémico, com tendência crescente, o que ajuda a explicar a maior pressão sobre os serviços de saúde nesta fase do inverno.
SO/LUSA
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