8 Abr, 2021

Liga lança inquérito para avaliar impacto do cancro da mama

O inquérito, que não exige mais de 25 minutos, é simples, feito por via digital e está disponível através dos vários canais da Liga Portuguesa Contra o Cancro, nomeadamente site e redes sociais.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) acaba de lançar um inquérito, para compreender o impacto social, psicológico e económico do cancro da mama em Portugal e apela a todas as mulheres que têm ou que o já tiveram que o preencham.

Trata-se de um trabalho importante no país que visa conhecer em detalhe o percurso clínico das doentes com cancro da mama, bem como avaliar as consequências da doença em vários aspetos, incluindo a nível social, psicológico e económico.

O inquérito, que não exige mais de 25 minutos, é simples e feito por via digital e online e divulgado através dos vários canais da LPCC, nomeadamente site e redes sociais.

Por cada inquérito preenchido a Roche, que está a apoiar a ação, fará a doação de 20€ (vinte euros) à LPCC, numa doação máxima de 20.000€.

Pelas suas caraterísticas de prevalência, diversidade etária e complexidade, o cancro da mama impacta as mulheres de múltiplas formas. É, segundo a LPCC,  o tipo de tumor mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Só em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, e 1.500 mulheres morrem com esta doença.

Este inquérito vai permitir analisar em detalhe a visão dos doentes ao longo do seu percurso e fazer uma avaliação em detalhe dos vários graus de impacto na vida das mulheres que passam ou passaram por um diagnóstico de cancro da mama.

Conhecer as visões e experiências dos doentes pode levar a que se ajustem programas de intervenção, medidas e/ou apoios, contribuindo para tornar o percurso pela doença o mais positivo possível.

O presidente da LPCC, Vítor Rodrigues, apela a todas as mulheres que já enfrentaram um diagnóstico de cancro da mama para que participem neste inquérito, doando um pouco do seu tempo a um bem coletivo e comum para o futuro.

A LPCC estima ter alguns resultados provisórios desta análise durante o mês de maio e as conclusões finais ainda este ano.

 

Notícias relacionadas:

ler mais

RECENTES

ler mais