17 Ago, 2023

Laboratórios Azevedos obtêm comparticipação de Rosumibe 40 mg + 10 mg

Rosumibe está disponível no mercado nacional em quatro dosagens: 5 mg + 10 mg; 10 mg + 10 mg; 20 mg + 10 mg; 40 mg + 10 mg em embalagens de 60 comprimidos.

Os Laboratórios Azevedos obtiveram a aprovação, por parte do Infarmed, da comparticipação da dosagem 40 mg + 10 mg de Rosumibe (rosuvastatina + ezetimiba), a única dosagem da gama Rosumibe que até à data não tinha comparticipação.

Segundo o estudo DISGEN-LIPID, mais de metade dos doentes em tratamento com hipolipemiante não alcança o valor alvo de c-LDL, sendo que mais de metade dos doentes apresenta valores de c-LDL > 70 mg/dL.5

De acordo com as guidelines, doentes de alto e muito alto risco de doença cardiovascular devem ter uma redução no valor basal de c-LDL superior a 50%, sendo que para doentes de muito alto risco o valor alvo de c-LDL deve ser inferior a 55 mg/dL.

A associação de uma estatina de alta potência com a ezetimiba proporciona uma redução dos níveis de c-LDL em 65%. Apesar da terapêutica com estatinas ser a abordagem inicial recomendada para a redução dos valores de c-LDL, apenas 1/5 dos doentes a fazer esta terapêutica, atingem os valores-alvo recomendados. A combinação de substâncias com mecanismos de ação complementares permite o uso de dosagens menores às utilizadas em isolado, reduzindo o risco de reações adversas.

Rosumibe está disponível no mercado nacional em quatro dosagens: 5 mg + 10 mg; 10 mg + 10 mg; 20 mg + 10 mg; 40 mg + 10 mg em embalagens de 60 comprimidos. Rosumibe está indicado no tratamento da hipercolesterolemia primária e/ou na prevenção de eventos cardiovasculares em doentes adultos adequadamente controlados com as substâncias individuais.

Através de um estudo randomizado, multicêntrico, double-blind, durante 6 semanas, onde se pretendeu comparar a eficácia e segurança da combinação fixa de Rosuvastatina + Ezetimiba vs. a duplicação da dosagem de Rosuvastatina, concluiu-se que esta combinação de dose fixa, como a combinação de Rosumibe, proporcionou uma diminuição de 21% no valor de c-LDL, enquanto que a duplicação da dosagem de rosuvastatina apenas diminuiu 5.7%.

Rosumibe é uma marca portuguesa, sendo a única marca com a associação rosuvastatina + ezetimiba com a gama completa comparticipada, em embalagens de 60 comprimidos, adequadas às necessidades dos doentes.

João Sotana, diretor-geral dos Laboratórios Azevedos, referiu: “é com orgulho e compromisso renovado com a saúde dos portugueses que temos vindo a partilhar esta boa notícia com a classe médica: a comparticipação de Rosumibe 40 mg + 10 mg. Os Laboratórios Azevedos, uma empresa portuguesa e de capitais, exclusivamente portugueses, reforçam assim a sua capacidade de inovar e estar mais perto das necessidades emergentes dos doentes, ao apresentar as quatro dosagens de Rosumibe, com comparticipação e exclusivamente, em caixas de 60 comprimidos”.

Sara Gonçalves, diretora técnico-regulamentar, acrescenta: “os Laboratórios Azevedos são, assim, a única empresa a disponibilizar as quatro dosagens e comparticipadas de um medicamento contendo rosuvastatina + ezetimiba – Rosumibe.”

Os Laboratórios Azevedos contam já com mais de dois séculos de existência, são a empresa mãe do Grupo Azevedos. Responsável pela produção do primeiro medicamento em Portugal, a marca Azevedos tem tido um importante papel na acessibilidade do medicamento no País ao longo da sua existência.

Além de atuar no território Português e Moçambicano, o Grupo Azevedos conta com mais de 80% dos medicamentos produzidos para exportação para mais de 90 países nos 5 continentes.

 

COMUNICADO

Notícia relacionada

“O excesso de colesterol das LDL tem uma relação causal com as DCV”

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais