SaudeOnline.pt / IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia
IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia2021-01-06T15:52:29+00:00

ENTREVISTAS E REPORTAGENS

Regimes de dois fármacos: presente e futuro do tratamento do VIH

Os regimes de dois fármacos têm mostrado eficácia comparável à terapêutica tripla convencional em ensaios clínicos, apresentando, regra, geral, uma diminuição da toxicidade, dos efeitos adversos e dos custos. Foi esta a principal conclusão que saiu do simpósio “Regimes de 2 Fármacos: Pensar o Futuro, Atuar no Presente”, organizado pela farmacêutica ViiV HealthCare, e que teve como oradores os médicos infeciologistas José Poças, Nuno Luís e Federico Pulido.

Tratamento do VIH em Populações “Especiais”

A nível global estima-se que cerca de 40% das novas infeções ocorram entre os 14 e os 24 anos (UNAID, 2017). Em Portugal cerca de 50% dos novos casos foram diagnosticados entre os 15 e os 34 anos (DGS, 2017), englobando assim adolescentes e adultos jovens. um grupo com características muito particulares que devem ser tidas em conta para garantir o sucesso terapêutico.

GALERIA

VIDEOS

VIH: A importância da toma única para a adesão à terapêutica

O Dr. José Poças, especialista em Medicina Interna do Centro Hospitalar de Setúbal, foi um dos oradores do simpósio satélite da ViiV HealthCare, onde identificou a facilitação da administração (o chamado regime de toma única) como sendo um fator determinante na adesão do doente à terapêutica.

VIH: As vantagens dos regimes de dois fármacos

O Dr. Nuno Luís, infecciologista do Centro Hospitalar de Setúbal, foi um dos oradores do simpósio satélite da ViiV HealthCare, onde apresentou as vantagens dos regimes de dois fármacos em relação à terapêutica tripla no tratamento da infeção por VIH.

Go to Top