
Entrevista ao Doutor José Poças: O grande desafio “é ter uma sexualidade saudável”
Esperam-se cerca de 250 participantes nas IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia, que começam hoje, em Sesimbra. Em entrevista ao SaúdeOnline, o presidente das Jornadas, o Dr. José Poças, destaca a importância de refletir sobre as doenças infecciosas na adolescência (o tema da edição deste ano).
ENTREVISTAS E REPORTAGENS
“Estima-se que existam 7 a 8 mil pessoas com esclerose múltipla em Portugal”
"Há formas de apresentação da doença [esclerose múltipla] que são mais simples de serem detetadas, mas conseguimos através de campanhas de literacia da população em geral e, sobretudo, com informação dirigida às especialidades referenciá-los muito mais rapidamente", refere José Vale.
Tratamento do VIH em Populações “Especiais”
A nível global estima-se que cerca de 40% das novas infeções ocorram entre os 14 e os 24 anos (UNAID, 2017). Em Portugal cerca de 50% dos novos casos foram diagnosticados entre os 15 e os 34 anos (DGS, 2017), englobando assim adolescentes e adultos jovens. um grupo com características muito particulares que devem ser tidas em conta para garantir o sucesso terapêutico.
VIDEOS
VIH: A importância da toma única para a adesão à terapêutica
O Dr. José Poças, especialista em Medicina Interna do Centro Hospitalar de Setúbal, foi um dos oradores do simpósio satélite da ViiV HealthCare, onde identificou a facilitação da administração (o chamado regime de toma única) como sendo um fator determinante na adesão do doente à terapêutica.
VIH: As vantagens dos regimes de dois fármacos
O Dr. Nuno Luís, infecciologista do Centro Hospitalar de Setúbal, foi um dos oradores do simpósio satélite da ViiV HealthCare, onde apresentou as vantagens dos regimes de dois fármacos em relação à terapêutica tripla no tratamento da infeção por VIH.
Tratamento da infeção por VIH: a abordagem do adolescente
A fechar o período da manhã nas Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia, a Dr.ª Flora Candeias participou na mesa-redonda "Tratamento do VIH em populações especiais", onde discutiu a abordagem nos adolescentes.
Anti-Mulleriana: uma hormona a ter em conta na infeção por VIH em mulheres na menopausa
A Dr.ª Umbelina Caixas, médica especialista em Medicina Interna do Hospital de São José, apresentou alguns resultados preliminares de um estudo, ainda não concluído, que avaliou a relação entre a hormona anti-mulleriana e o VIH e síndromes cardiovasculares. “Na menopausa, as mulheres têm um risco cardiometabólico acrescido”