Inquérito vai avaliar bem-estar dos jovens profissionais de Saúde
A Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde lançou um inquérito online para avaliar o bem-estar de jovens médicos, farmacêuticos e enfermeiros até aos 35 anos, identificando os maiores desafios que enfrentam atualmente no setor.

“O barómetro pretende clarificar a realidade dos jovens profissionais de saúde, compreender quais são os maiores desafios que os jovens enfrentam e o que os fideliza à sua profissão e às suas equipas”, explica Xavier Canavilhas, representante da Plataforma, citado em comunicado.
De acordo com a plataforma, que integra representantes dos jovens profissionais da área da saúde, o estudo “vai dar origem a um barómetro nacional, que será apresentado a 5 de abril”, sendo “pioneiro no setor”. “Será a base para a criação do ‘Barómetro dos Jovens Profissionais de Saúde em Portugal’, uma ferramenta estratégica para compreender os desafios e oportunidades enfrentados”, lê-se.
O questionário, que está acessível a todos os jovens até aos 35 anos, inclusive, abrange temas como qualidade de vida, condições de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a satisfação com a escolha da carreira. “Num momento em que a saúde é um dos temas mais debatidos no país, acreditamos que vamos trazer respostas para tomadas de decisão mais eficazes sobre o futuro. Esta ferramenta é uma importante auscultação à sociedade, por isso, apelamos à participação de todos os profissionais de saúde, como médicos, farmacêuticos, enfermeiros, médicos veterinários, entre outras classes”, indica Xavier Canavilhas.
A Plataforma, que agrega sete associações da área, salienta que os dados recolhidos vão ajudar a identificar tendências e prioridades, que vão desde a adequação da formação académica ao mercado de trabalho, sem esquecer os principais fatores de motivação e retenção de talentos. “Acreditamos que esta iniciativa também pode ser um ponto de partida para novas políticas públicas e estratégias organizacionais que valorizem os profissionais e assegurem a sustentabilidade dos sistemas de saúde em Portugal, através da sua retenção”, conclui o representante da Plataforma.
Os resultados do inquérito vão ser apresentados na Convenção Nacional de Jovens Profissionais de Saúde, que está agendada para 5 de abril, em Lisboa.
LUSA
Notícia relacionada
Aprovadas proposta para estudo sobre saúde mental dos profissionais de saúde












