2 Nov, 2022

Iniciativa Médica 3M foi convidada para dar formação em Cuidados Paliativos em Cabo Verde

Além da formação, vão decorrer reuniões para apoio à construção da rede nacional de Cuidados Paliativos de Cabo Verde, segundo Hugo Ribeiro, coordenador da IM3M.

O Ministério da Saúde de Cabo Verde convidou a Iniciativa Médica 3M (IM3M) para organizar uma formação intensiva em Cuidados Paliativos para 100 profissionais de saúde em Santiago, Praia.

O curso vai decorrer entres 22 e 29 de janeiro de 2023. Vão ser também organizadas tertúlias/debates e atividades relativas a questões jurídico-legais em situações de fim de vida e consultadoria nas enfermarias de doentes altamente complexos, entre outras.

“A IM3 quer ser uma ponte entre três áreas: Dor, Geriatria e Cuidados Paliativos. Em cada uma temos que olhar para a pessoa, porque não são todas iguais. É preciso ver o doente como único, conhecer a farmacologia, a fisiologia do envelhecimento e a fisiopatologia das doenças”, defende Hugo Ribeiro, coordenador da IM3M e da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Gaia.

Recorde-se que a IM3M foi criada em 2018, quando o especialista em Medicina Geral e Familiar Hugo Ribeiro, após algumas experiências pessoais e profissionais, resolveu fazer Mestrado em Geriatria na Faculdade de Medicina de Coimbra. Desde então, o grupo tem crescido, contando, atualmente, com 15 médicos de 9 especialidades diferentes.

SO

Notícia relacionada

“A abordagem da dor tem de passar por equipas multidisciplinares nos CSP”

 

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais