19 Mai, 2021

HPV Clinical Cases. Submissão de casos decorre até 16 de julho

Edição deste ano tem o mote “HPV como um TODO!” e desafia os profissionais de saúde a partilharem novos ângulos de entendimento das condições clínicas associadas a este vírus.

A MSD Portugal anuncia o regresso do HPV Clinical Cases com uma nova edição, este ano sob o mote “HPV como um TODO!”. A iniciativa, que pretende impulsionar novos conhecimentos na área da infeção por Papilomavírus Humano (HPV), desafia os profissionais de saúde a partilharem novos ângulos de entendimento das condições clínicas associadas a este vírus até 16 de julho na plataforma digital.

Dado o sucesso das duas primeiras edições, que somaram mais de 170 casos clínicos submetidos, o HPV Clinical Cases renova o compromisso com a saúde da população afetada por este vírus: a nível mundial, estima-se serem já cerca de 600 milhões de pessoas nesta situação, com tendência para uma prevalência cada vez maior.

A 3.ª edição do HPV Clinical Cases pretende ampliar os contributos desta partilha científica através da inclusão de um maior número de especialidades médicas, que refletem a transversalidade deste problema de saúde pública.

Tal como nas primeiras edições, o HPV Clinical Cases propõe-se a recolher, selecionar e divulgar, junto da classe médica nacional, os melhores casos clínicos resultantes da infeção por Papilomavírus Humano (HPV). Para tal, a avaliação independente dos trabalhos é assegurada pelo comité científico composto por: Dr.ª Cândida Fernandes (dermatologia e venereologia), Dr. Daniel Pereira da Silva (ginecologia oncológica), Dr. José Maria Moutinho (ginecologia oncológica), Prof. Doutor Luís Varandas (pediatria), Dr. Pedro Montalvão (otorrinolaringologia), Dr.ª Sandra Pires (gastrenterologia) e Dr.ª Teresa Fraga (ginecologia e obstetrícia).

Os casos clínicos submetidos devem ter em consideração os seguintes critérios: pertinência, originalidade, rigor científico, raciocínio clínico e o impacto que o caso terá no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar aos doentes. Os melhores trabalhos submetidos serão apresentados posteriormente sob a forma de comunicação oral ou e-póster no Congresso Virtual HPV Clinical Cases 2021 e publicados no livro digital do evento.

O projeto HPV Clinical Cases 2021 conta já com o patrocínio científico / apoio de várias sociedades médicas: Associação Portuguesa de Urologia (APU),  Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC), Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL) e Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG).

Para mais informações e consulta do regulamento aceda a: https://hpvclinicalcases.pt/

ler mais

RECENTES

ler mais