18 Jun, 2019

HPV Clinical Cases: submeta o seu caso clínico

O objetivo da iniciativa é reunir, selecionar e divulgar junto da classe médica nacional os melhores casos clínicos de doenças comprovadamente associadas ao HPV. Submeta o seu caso clínico em www.hpvclinicalcases.pt.

Nesse sentido, todos os profissionais de saúde interessados deverão submeter os seus casos clínicos até dia 30 de junho na plataforma digital: www.hpvclinicalcases.pt

Reconhecendo a necessidade crescente de um maior conhecimento sobre o amplo leque de patologias associadas ao HPV, o HPV Clinical Cases propõe-se a incentivar a divulgação do conhecimento teórico e prático, promovendo a discussão multidisciplinar com vista a melhorar os cuidados de saúde a prestar aos doentes.

“Beyond Cervical Cancer” é o mote deste projeto que conta com o patrocínio científico de cinco sociedades médicas, nomeadamente: Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia (SPORL), Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) e Federação das Sociedades Portuguesas de Ginecologia e Obstetrícia (FSPOG).

A avaliação e seleção dos Casos Clínico será feita de forma independente pelo Comité Científico, tendo em consideração os seguintes critérios:

  • pertinência do caso clínico,
  • originalidade,
  • rigor científico,
  • impacto que o mesmo terá no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar aos doentes,
  • raciocínio clínico.

O comité científico é constituído pelos seguintes elementos: Dr. Daniel Pereira da Silva, Dr. José Moutinho, Dr.ª Teresa Fraga,  Prof. Doutor Luís Varandas, Dr. Pedro Montalvão, Prof.ª Doutora Carmen Lisboa e Dr.ª Sandra Pires.

O HPV Clinical Cases resultará na realização de uma reunião científica, a decorrer em setembro. O evento será composto por cinco mesas temáticas – patologia do colo do útero, patologia genital, patologia anal, patologia da orofaringe e outras patologias. Os casos clínicos selecionados serão, posteriormente, integrados nestas mesas temáticas, que terão a seguinte estrutura: apresentação teórica com contextualização do tema., apresentação dos casos clínicos e discussão.

De acordo com o estabelecido no Regulamento desta iniciativa, não haverá inclusão de dados pessoais e as apresentações clínicas serão apenas alvo de tratamento teórico.

ler mais

RECENTES

ler mais