12 Mai, 2020

Covid-19: Hospital Santa Maria vai realizar testes rápidos

Segundo o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, os testes rápidos irão garantir a segurança dos doentes e dos profissionais de saúde, em cirurgias e exames emergentes ou nas salas de partos.

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai começar a realizar testes rápidos de deteção de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 que permitem resultados em cerca de uma hora, anunciou hoje o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

Segundo o CHULN, a realização dos testes rápidos pelo método RT-PCR – que analisa a presença do coronavírus, que provoca a doença covid-19, em secreção respiratória – está indicada para grávidas em trabalho de parto, para intervenções cirúrgica, endoscopias digestivas, broncoscopia emergentes e em situações de “intervenção emergente” de cardiologia e neurorradiologia.

O Serviço de Patologia Clínica do CHULN realizou já mais de 16 mil testes de rastreio da Covid-19 e cerca de mil testes serológicos para detetar anticorpos em doentes e profissionais do centro hospitalar.

Fonte do centro hospitalar adiantou à Lusa que dos mais de 16.000 testes realizados, 1.200 dos quais a profissionais de saúde, cerca de 7% deram positivo.

SO/LUSA

 

[box] Notícias Relacionadas:

Covid-19: Portugal vai ter protocolos de acompanhamento dos doentes recuperados

Numa primeira fase, doentes serão seguidos pelos clínicos que os acompanharam no hospital e posteriormente pelos médicos de família.

Covid-19: Possibilidade de segunda vaga “é real”

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) admite ser “muito provável” ocorrer uma segunda vaga de contágios de covid-19, estimando um número semelhante de casos graves ou mortes.

Covid-19: É “muit