3 Mai, 2023

Hospital de Trás-os-Montes usa nova técnica para tratar aneurisma da aorta abdominal

“Esta diferenciação técnica permite alargar a oferta terapêutica aos nossos doentes e, também, aumentar a atratividade deste centro hospitalar na fixação de profissionais de saúde nesta região”, afirmou Luís Machado, responsável pela Unidade de Angiologia e Cirurgia Vascular do CHTMAD.

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) anunciou ter realizado, pela “primeira vez”, uma intervenção por via endovascular a um aneurisma complexo da aorta abdominal, utilizando a técnica “diferenciadora” de ‘Chimney’.

A técnica é, segundo foi explicado no comunicado, “altamente diferenciada” e é “direcionada para pacientes com situação clínica muito específica, constituindo um desafio pela sua complexidade, riscos e custos acrescidos”. Por sua vez, o aneurisma da aorta é “uma dilatação anormal da principal artéria do abdómen que, sendo progressiva, aumenta o risco de rotura e, consequentemente, o risco de morte”.

Trata-se, de acordo com o CHTMAD, “um problema de saúde que afeta, sobretudo, homens com mais de 60 anos, fumadores”. O centro hospitalar explicou que, nestes casos, as soluções disponíveis de tratamento são a cirurgia convencional e a cirurgia endovascular, sendo que, esta última, permite o tratamento de uma forma “menos invasiva e é utilizada em doentes com maior risco cirúrgico”. Em 2022, o CHTMAD tratou, nas duas modalidades, cerca de 20 doentes com aneurismas da aorta abdominal.

LUSA

Notícia relacionada

Ordem dos Médicos do Norte critica falta de novo diretor clínico em Trás-os-Montes

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais