27 Jan, 2021

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

No entanto, Hospital de Santarém prevê instalar na quarta-feira mais seis camas. Unidade hospital tem 90 profissionais infetados ou em quarentena.

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para doentes com covid-19, com 137 internados, estando três pessoas na urgência a aguardar vaga, com previsão de instalar na quarta-feira mais seis camas, disse fonte hospitalar.

Em resposta à Lusa, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) acrescentou que estão atualmente 11 utentes na Unidade de Cuidados Intensivos, a qual dispõe de um total de 16 camas.

“Contamos abrir amanhã [quarta-feira] mais seis camas em enfermaria e tudo faremos para dar resposta às necessidades. Contudo, os recursos, físicos e humanos, são limitados”, referiu o HDS.

O hospital reorganizou equipas, tendo distribuído “os profissionais de serviços que, neste momento, estão com menos procura, nomeadamente a Hospitalização Domiciliária”, ou com redução de atividade, como acontece com alguns exames do Serviço de Gastroenterologia que estão a ser realizadas no setor privado, “de modo a que os utentes não sejam prejudicados”.

Com 55 profissionais em quarentena ou isolamento, 34 infetados e com “elevado número de doentes em tratamento”, seriam “bem-vindos” mais recursos humanos, “de modo a permitir aos que continuam diariamente a trabalhar maior rotatividade nas escalas e gozo de folgas”, é acrescentado.

Até ao momento, foram vacinados contra a covid-19 617 profissionais com duas inoculações e 660 com a primeira dose.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais