4 Fev, 2022

Hospital Amadora-Sintra disponibiliza consulta de cirurgia em vários centros de saúde

Prevê-se a realização de 800 consultas descentralizadas de cirurgia geral este ano nos centros de saúde do ACeS Sintra. Objetivo é aumentar o diagnóstico precoce e a referenciação.

O Hospital Amadora-Sintra (Fernando Fonseca –HFF) começa esta semana a disponibilizar uma consulta de cirurgia geral no Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra (ACeS Sintra). A aposta na articulação entre estas duas instituições do SNS permite não só a proximidade aos utentes e a continuidade dos cuidados, como também a proximidade entre profissionais e realidades dos dois níveis de cuidados.

Disponível a toda a área de influência do ACeS Sintra e tratando-se de uma solução que pretende aumentar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, “a consulta descentralizada nasce, assim, com o objetivo de prestar cuidados assistenciais, incluindo pequenas cirurgias, promovendo uma maior proximidade com o utente que já se desloca ao seu centro de saúde, visando, assim, um diagnóstico precoce e a referenciação mais atempada no Serviço Nacional de Saúde”, diz Vítor Nunes, diretor do Serviço de Cirurgia Geral do Amadora-Sintra.

A atividade assistencial que o Hospital se propõe assegurar assentará, nesta fase inicial, num período de consultas por semana, destinado a primeiras consultas da especialidade. À medida que as necessidades assim o ditarem, assegurar-se-á também a resposta em consultas de seguimento/subsequentes com o natural encaminhamento do utente para o HFF, sempre que a situação clínica assim o justificar.

Segundo Alexandra Ferreira, Vogal Executiva do Conselho de Administração do HFF, “prevê-se a realização de 800 consultas de cirurgia geral durante o ano 2022, e pretende-se um aumento gradual deste tipo de atividade. É objetivo do HFF o alargamento deste tipo de consulta descentralizada a outras especialidades, bem como a realização de consultas no ACeS Amadora, de forma a abranger toda a população da área de referência”.

Alinhados pelo propósito de verdadeiramente colocarem o doente no centro da prestação de cuidados e do sistema, o Hospital Fernando Fonseca (HFF) e o ACeS Sintra pretendem alargar esta resposta a outras especialidades/áreas de intervenção.

Foto: Global Images

SO/COMUNICADO

Notícia Relacionada

Amadora-Sintra realizou mais consultas e diminuiu tempo de espera em relação a 2019

ler mais

RECENTES

ler mais