27 Jun, 2024

Homenagem ao Dr. Murta

Na profissão médica quase todos nós nos cruzamos com alguém que, pelo exemplo de excelência na arte e pela qualidade humana, se tornam os nossos mestres, os nossos heróis, aqueles que nos inspiram e que passamos a admirar para sempre.

Eu tive e mantenho na memória todos os meus mestres, desde os tempos de formação, todos eles médicos e pessoas absolutamente admiráveis, aos quais estarei para sempre grato pelo impacto que tiveram na minha formação médica e humana. Mas, de todos esses meus inesquecíveis mestres, um deles assumiu um lugar ímpar no meu coração, o meu amado amigo, colega e chefe de Serviço, Dr. Manuel Murta.

O Dr. Manuel Murta, dermatologista, é um nome que significou sempre dedicação e excelência no Hospital de Évora, desde que ali começou a trabalhar. Com uma carreira ilustre, era o diretor do Serviço de Dermatologia e foi, sem dúvida, o dermatologista que mais me impressionou, pelo seu inabalável compromisso com o bem-estar dos pacientes. Para o Dr. Murta, o doente era o único foco. E não tratava doenças, mas doentes. Ele acreditava que a Medicina não é apenas tratar doenças, mas compreender e atender às necessidades emocionais e psicológicas dos pacientes. A sua abordagem holística fez dele uma figura de confiança, alguém que escutava, compreendia e defendia os pacientes.

A importância do Dr. Murta estendeu-se para além das paredes do Hospital. Foi fundamental na promoção do ensino médico em Dermatologia e contribuiu decisivamente para a mitigação das gigantescas carências na assistência dermatológica a todo o Alentejo e Algarve.

Esta homenagem dos seus pares, no decurso da Reunião de Évora da Sociedade Portuguesa de Dermato-Venereologia, representa o justo reconhecimento pela Dermatologia nacional da grandeza e nobreza da vida e obra do meu inesquecível herói e mestre, Dr. Manuel Murta.

Texto escrito por João Sequeira, dermatologista

Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais
Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais