21 Mai, 2020

Ficaram por fazer 1,4 milhões de consultas médicas no SNS

Os dados foram avançados pela ministra da Saúde, tendo em conta o período de 16 de março até ao final de abril.

A suspensão da atividade programada, para o SNS se concentrar no combate à pandemia de covid-19, gerou números “muito preocupantes”, referiu ontem Marta Temido no Parlamento.

Para além das cerca de 1,4 milhões de consultas médicas que ficaram por fazer, somando as dos centros de saúde e dos hospitais públicos, foram ainda adiadas 51 mil cirurgias e fizeram-se menos 2.500 cirurgias oncológicas do que no mesmo período de 2019.

O número de atendimentos em urgência também sofreu uma queda substancial, com menos cerca de 400 mil atendimentos, contabiliza a ministra.

De forma a recuperar o tempo perdido, 36 hospitais já apresentaram planos para um regresso gradual à normalidade e foram reagendadas 40% das consultas e 30% das cirurgias programadas.

Sobre esta redução de atividade programada do SNS, Marta Temido lembrou ainda que “o SNS não fechou a porta”, enquanto “muitos privados puderam fazê-lo”, uma vez que tiveram a possibilidade de recorrer ao layoff, ao contrário do SNS.

SO/Público

 

[box] Notícias Relacionadas:

Centro Hospitalar Cova da Beira retoma atividade com horário alargado nas consultas

Esta retoma é feita de forma “gradual”, com critérios de segurança e horário alargado para as consultas, depois das alterações implementadas devido à covid-19.

Utentes criticam desmarcação de consultas e redução de médicos em Benavente

A Comissão de Utentes local alerta que para a existência de 8 mil utentes sem médico de família.

Doentes oncológicos nos Açores sem data para retomarem consultas e cirurgias

O responsável da Autoridade de Saúde Regional admite que há doentes oncológicos à espera devido à pandemia da covid-19.

Centro Hospitalar do Oeste retoma consultas e cirurgias programadas

Centro Hospitalar retoma também sessões de hospital de dia e exames de diagnóstico e de terapêutica, que estavam suspensos desde 16 de março.

[/box]
ler mais

RECENTES

ler mais