14 Mai, 2020

Centro Hospitalar Cova da Beira retoma atividade com horário alargado nas consultas

Esta retoma é feita de forma "gradual", com critérios de segurança e horário alargado para as consultas, depois das alterações implementadas devido à covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, esta unidade de saúde do distrito de Castelo Branco explica que, em paralelo com a retoma, será mantido o “funcionamento global da estrutura que foi criada para combate à covid-19, de modo a responder às necessidades relacionadas com eventuais novos surtos da pandemia”.

“Desta forma, a reprogramação da atividade do CHUCB resulta de uma estratégia assente em critérios de segurança e de resposta efetiva à população, cujas principais medidas passam por privilegiar sempre que possível o recurso à teleconsulta, o alargamento do horário de consultas, que desde a passada semana ocorrem entre as 08:00 e as 20:00″, especifica a informação.

Segundo o referido, as medidas também integram a diminuição dos tempos de permanência dos utentes no hospital, a redução do número de pessoas nas salas de espera e zonas de atendimento, e será ainda implementado o desfasamento de horários, ao nível das consultas e dos exames.

Esta unidade de saúde ressalva ainda que, apesar das “alterações significativas” que foram introduzidas face à covid-19, continuou a “dar resposta aos seus utentes, tendo realizado atividade cirúrgica considerada urgente e/ou prioritária e, ao nível da consulta externa, adotou novas formas de atuação, nomeadamente através da realização de teleconsultas, ou seja, consultas por telefone e videochamada, evitando assim que muitos doentes se deslocassem ao hospital e corressem riscos desnecessários”.

“Assim, no período de 16 de março a 30 de abril, o CHUCB realizou mais de 12.000 consultas, sendo que, destas, 4.271 foram consultas presenciais, por se tratar de consultas urgentes e/ou prioritárias, e cerca de 8.000 não presenciais”, acrescenta.

SO/LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais