22 Jul, 2022

EUA registam o primeiro caso de poliomielite em quase uma década

A poliomielite foi declarada eliminada nos EUA há mais de 40 anos. No entanto, as crianças continuam a ser vacinadas contra a doença.

As autoridades de saúde de Nova Iorque reportaram quinta-feira o primeiro caso de poliomielite em quase uma década nos Estados Unidos da América (EUA), sem adiantar detalhes sobre o estado do cidadão residente no condado de Rockland.

Os funcionários estatais disseram que o paciente aparentava ter uma estirpe do vírus derivada da vacina, porventura consequência de uma “vacina viva”, que está disponível noutros países, mas não nos EUA.

Outrora, a poliomielite chegou a ser das doenças mais temidas no país, tendo sido responsável por surtos anuais que causaram milhares de casos de paralisia, muitos deles em crianças.

As vacinas tornaram-se disponíveis a partir de 1955 e a campanha nacional de vacinação reduziu o número anual de casos para menos de 100 nos anos 60 e menos de 10 nos anos 70, de acordo com o Centro de Controlo de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

Em 1979, a poliomielite foi declarada eliminada nos EUA, o que significa que já não havia uma propagação rotineira do vírus no país. E o último caso de viajantes com poliomielite que trouxeram infeções para os EUA foi registado em 2013.

As crianças americanas continuam a ser vacinadas contra a poliomielite, com alguns estados a recomendarem apenas três doses e outros a administrarem quatro doses até aos seis anos.

De acordo com os dados mais recentes do CDC sobre vacinação infantil, cerca de 93% das crianças de dois anos de idade tinham recebido pelo menos três doses de vacina contra a poliomielite, que se propaga essencialmente de pessoa para pessoa ou através de água contaminada. Pode infetar a medula espinal de uma pessoa, causando paralisia, incapacidade permanente e até morte, afetando, sobretudo, as crianças.

Contudo, a poliomielite é ainda endémica no Afeganistão e Paquistão, embora numerosos países em África, no Médio Oriente e na Ásia tenham também notificado casos nos últimos anos.

LUSA

Notícia Relacionada

Reino Unido em alerta. Vestígios de poliomielite encontrados em Londres

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais