10 Mar, 2021

Escola recebe aparelho para alunos com dificuldades na visão

O dispositivo foi disponibilizado pela OrCam Technologies, uma empresa israelita especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial para pessoas cegas.

A Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, recebeu um dispositivo denominado por OrCam Read, que é um novo produto que pretende ajudar as pessoas com dificuldades de visão ou de leitura a ler. O aparelho está desenhado para pessoas com dificuldades de leitura derivadas de fadiga, dislexia, afasia ou outras condições, bem como para pessoas que leem grandes quantidades de texto.

A Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho está sinalizada nacionalmente como uma das escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão. Até à data, para auxiliar os alunos com este tipo patologias, existem quatro professores de Educação Especial especializados no domínio da visão e dois professores de Educação Especial (referenciados para auxiliar os estudantes do domínio cognitivo-motor entre os quais, os disléxicos) e a Escola Secundária dispõe de uma máquina de Braille (Perkins), uma impressora Braille, 2 linhas Braille, lupas e uma máquina de relevos.

O dispositivo foi disponibilizado pela OrCam Technologies, uma empresa israelita especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial para pessoas cegas.

Agora, e de forma que os alunos tenham mais apoio, este dispositivo está disponível para ser utilizado por estes alunos, que podem recorrer ao Gabinete de Educação Especial para ficarem a conhecer as suas potencialidades e utilizá-lo como companheiro nos seus estudos.

“Estamos muito satisfeitos de anunciar esta parceria que permite que os nossos alunos possam beneficiar do OrCam Read, providenciando uma maior independência nos trabalhos escolares e auxiliando-os nos estudos”, afirma Luís Mendes, um dos professores de Educação Especial.

“Além da utilização dos habituais leitores de ecrã, bem como da utilização da escrita braille, os nossos alunos cegos (e outros) possuem agora mais uma ferramenta de leitura de fácil utilização. Com a Orcam Read consegue-se ler instantaneamente de qualquer suporte papel, ecrã de telemóvel, tablet ou computador, ganhando-se tempo e independência. Os nossos alunos adoram!”, acrecenta.

O OrCam Read já está disponível em Portugal e em português, bem como em múltiplos países e tem a capacidade de ler todas as principais línguas europeias. Utilizando tecnologia baseada em inteligência artificial, o leitor portátil lê e captura em tempo real, texto de qualquer superfície ou ecrã digital. Ao apontar para o texto são ativados dois lasers-guia que fornecem ao utilizador duas opções de leitura: ler tudo ou escolher onde começar a ler. A solução wireless dá ao utilizador feedback áudio instantâneo dos jornais, livros, ecrãs de smartphone, etiquetas, entre outros.

“A revolução digital a que temos assistido na maioria dos setores ainda não atingiu a educação por completo – mas é inevitável que o faça,” dá conta Fabio Rodriguez, Region Manager de Portugal e Espanha da OrCam Technologies. “O nosso aparelho procura atingir esta digitalização através da Inteligência Artificial, possibilitando o auxílio de pessoas com algum tipo de dificuldade. Neste sentido, disponibilizarmos o nosso aparelho num local de ensino e aprendizagem é para nós muito gratificante. Com esta parceria o OrCam Read poderá ser usado como ferramenta de uso escolar, e esta aposta é para nós um objetivo de 2021.”

O funcionamento deste dispositivo é totalmente processado offline, sem necessitar de conexão à internet, o que assegura totalmente a privacidade de dados do utilizador. Adicionalmente, para garantir a comodidade dos leitores, poderá ser emparelhado com auriculares via Bluetooth, para que só o utilizador oiça o texto selecionado.

 

Notícias relacionadas:

ler mais

RECENTES

ler mais