Enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação
Ergonomia no local de trabalho
A Ergonomia é a ciência que procura alcançar o ajustamento mútuo ideal entre o homem e o seu ambiente de trabalho, ou seja, preconizando-se que a execução de tarefas deve ser feita com o mínimo de consumo energético de modo a sobrar “atenção” para o controlo das tarefas e dos produtos, assim como para a proteção do próprio trabalhador.
A intervenção ergonómica traduz-se em: melhores condições de trabalho; menores riscos de incidente e acidente; menores custos humanos; e maior produtividade. Uma vez que evita a ocorrência de acidentes, o que vai resultar em menos ausências dos trabalhadores, por motivos de saúde e uma menor necessidade de recolocação profissional, devido ao desgaste físico.
No ambiente de trabalho, uma boa postura é fundamental para prevenir lesões estruturais do corpo humano, nomeadamente de músculos, articulações, tendões, ligamentos e nervos. Sendo que uma boa postura é uma postura confortável e em que as articulações estejam naturalmente alinhadas – uma postura neutra – as curvas do pescoço (cervical), torácica (meio das costas) e lombar (parte inferior das costas) devem ser alinhadas e equilibradas.
Quase dois terços dos trabalhadores da União Europeia afirmam estar expostos a movimentos repetitivos das mãos e dos braços, que são fatores de risco significativo para lesões musco-esqueléticas da cervical e dos membros superiores, relacionadas com a má postura no trabalho. Sendo que, a aplicação de princípios ergonómicos para a prevenção ou resolução de problemas será sempre mais eficaz, se for feito o estudo e o diagnóstico das condições de trabalho, tendo em conta as características de cada posto de trabalho.
No caso de trabalhar sentado ao computador, deverá ter os seguintes cuidados:
- Regulação do brilho e contraste do ecrã, estando a uma distância de cerca do comprimento do braço dos olhos;
- Cabeça e pescoço deverão estar em posição reta;
- Ombros relaxados e alinhados com as ancas;
- Coluna apoiada na cadeira (cadeira que deve permitir um correto apoio das zonas lombar e dorsal da coluna);
- O antebraço, punhos e mãos apoiados na mesa, de forma a evitar posição viciosas de flexão, mantendo o teclado e o rato no mesmo plano;
- Cotovelos junto ao corpo;
- Joelhos formando um ângulo de 90º;
- Apoiar os pés no chão, ou num descanso, evitando sobrecarga na coluna.
No caso de levantar frequentemente cargas, deverá:
- Posicionar-se o mais perto possível da carga, em posição estável;
- Afastar os pés com o objetivo de equilibrar a distribuição do peso;
- Agarrar a carga firmemente, sempre que possível com a mão completa;
- Fletir os joelhos mantendo as costas direitas, de forma a evitar um esforço incorreto da coluna;
- Elevar a carga sem puxões bruscos, mediante a extensão das pernas;
- Manter os braços e a carga o mais próximo possível do corpo.
De uma forma geral, procure fazer pausas e alguns alongamentos, ao longo do seu dia de trabalho. Estes momentos evitam posturas incorretas e estáticas de forma permanente, o que se irá refletir num ambiente de trabalho com mais conforto, qualidade, segurança e maior produtividade.