Encerrados 13 serviços de urgência durante o fim de semana
Um total de 13 serviços de urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, estarão encerrados no fim de semana, informou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Direção Executiva acrescentou que quatro serviços de urgência vão estar referenciados para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Das 13 urgências encerradas neste período, um número “em atualização”, nove são relativas a serviços de Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria e sete dessas estão localizadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, informou a mesma fonte.
A Direção Executiva do SNS alerta a população para “constrangimentos nos serviços de urgência durante o próximo fim de semana” e pede aos utentes para “ligarem sempre para a linha SNS24/SNS Grávida 808242424 antes de se dirigirem a um hospital”. “A dificuldade em garantir equipas médicas neste fim de semana agravaram os constrangimentos em alguns serviços de urgência”, salientou o organismo, na mesma nota.
A Direção Executiva do SNS frisou que “está a monitorizar a situação ao minuto, de modo a continuar a garantir o funcionamento em rede e o acesso a cuidados de saúde a quem necessita”.
“Ao ligar para a linha SNS 24/SNS Grávida – 808242424, o utente é imediatamente sujeito a uma triagem que permite aferir a resposta mais adequada para cada caso, aliviando assim as urgências para os casos verdadeiramente urgentes”, é referido no mesmo documento.
Sábado será o dia com o maior número de serviços encerrados, um total de oito urgências de Obstetrícia/Ginecologia e quatro de Pediatria.
LUSA
Notícia relacionada
Ordem dos Médicos apela a soluções para evitar encerramento de urgências