10 Fev, 2021

DSG vai propor ao governo estratégia de testagem mais abrangente

Depois de ouvir os especialistas pedirem um aumento da testagem, ministra assume que objetivo é fazer testes "independentemente do risco do contacto”.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai apresentar ao Ministério da Saúde, “ainda esta semana”, uma “proposta de revisão da estratégia de testagem” para a nova fase de combate à pandemia.

A ministra da Saúde revelou, em entrevista à TSF, que pediu à DGS para analisar a possibilidade de mudar a norma no que diz respeito aos testes. O objetivo desta revisão passará por “fomentar as ações de rastreio, bem como os testes a realizar a contactos de casos positivos de Covid-19″.

Depois da última reunião com os epidemiologistas, que reforçaram a necessidade de se fazerem mais testes, Marta Temido recordou que “neste momento, os testes são sobretudo preconizados para os contactos de alto risco”, tendo sido pedido um parecer técnico à DGS no sentido de os testes serem mais “abrangentes, independentemente do risco do contacto”.

Janeiro foi o mês em que Portugal testou mais pessoas, chegando a ultrapassar “os 77 mil num dado dia”, afirmou Marta Temido, que sublinhou que o objetivo do Ministério é “não deixar cair o número de testes”, mesmo com o decréscimo do número de casos diários no país.

ler mais

RECENTES

ler mais