16 Fev, 2022

“Dr. Google”: a importância de aceder a fontes seguras e informações credíveis

“O recurso ao ‘Dr. Google’ é cada vez mais comum, mas importa saber como filtrar a informação que nos é apresentada”, defendem os especialistas.

A propósito do Dia Mundial da Internet Segura, assinalado a 8 de fevereiro, a campanha “Olhe Pelas Suas Costas” alerta para a importância de se procurar informação sobre Saúde junto de fontes seguras e cientificamente validadas, para combater mitos e medos infundados.

“O recurso ao ‘Dr. Google’ é cada vez mais comum, mas importa saber como filtrar a informação que nos é apresentada. Muitas são as vezes em que nos chegam doentes ao consultório com autodiagnósticos ou soluções de tratamentos baseados no que leram ou viram na internet”, afirma o neurocirurgião Bruno Santiago.

“Não quer isto dizer que seja incorreto pesquisar na internet, até porque é importante promover a literacia em saúde, mas deve-se procurar fontes credíveis. É importante que se perceba se os sites contêm conteúdos criados por profissionais de saúde, são especializados e pertencem a instituições ou sociedades científicas que conhecemos e às quais atribuímos credibilidade”, alerta o também coordenador da campanha “Olhe Pelas Suas Costas”.

No site e redes sociais desta iniciativa, é possível encontrar informação simplificada, mas cientificamente validada, sobre cuidados de saúde e prevenção de problemas como os da coluna vertebral – que são a principal causa de anos vividos com incapacidade no Mundo -, para evitar a disseminação de mitos e desinformação sobre as dores nas costas.

“Um exemplo concreto com o qual lidamos muitas vezes diz respeito à cirurgia da coluna. Há quem recorra à consulta com preconceitos e até com “medo” da possibilidade de ter de ser operado. A verdade é que a grande maioria das dores nas costas não são tratadas com recurso à cirurgia. No entanto, quando esta é realmente necessária, trata-se de uma solução segura nos dias que correm”, explica Bruno Santiago.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais