21 Set, 2023

Dia Mundial da Doença de Alzheimer – o papel fundamental dos cuidadores

Dia 21 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Nesse sentido, a CBRE lançou uma campanha de consciencialização, a nível ibérico, e que em Portugal terá lugar em dez centros comerciais, seis retail parks e onze escritórios.

Alertando para a doença de Alzheimer e para os seus principais sintomas, bem como para um diagnóstico precoce, a campanha “Imagine ter uma branca e…” dá a conhecer as redes de apoio existentes, não só para os doentes, mas também para os seus cuidadores.

Assim, numa parceria entre a Neuroinova, o Hospital da Trofa e a CBRE, vários centros comerciais vão disponibilizar a todos os seus visitantes informações sobre a Doença de Alzheimer. Para além disso, os visitantes poderão realizar exercícios de treino e estimulação cognitiva em formato físico e digital e vão ser convidados a escrever, em alguns dos espaços, num mural de memórias “em branco”, mensagens ou notas sobre o que gostariam de recordar, revela a CBRE em comunicado.

O Dia Mundial do Alzheimer será assinalado ao longo de todo o mês nos Centros Comerciais 8.ª Avenida, Alameda Shop&Spot, Alma Shopping, LeiriaShopping, LoureShopping, RioSul Shopping, Torreshopping, Nosso Shopping, Ubbo e Forum Madeira, que irão promover diversas atividades como palestras com médicos e especialistas da área, como José Carlos Almeida Nunes ou o neurologista Vítor Tedim Cruz.

De acordo com o comunicado emitido, são perto de 194 mil as pessoas em Portugal cujo dia a dia é “afetado por gestos tão simples como não se recordarem do número de telefone, nome completo ou até a rua onde moram”. Estima-se ainda que, no nosso País, para entre 60% a 80% destes doentes, o esquecimento seja o principal sintoma da Doença de Alzheimer.

CG

Notícia relacionada

Alzheimer Portugal lança campanha para promover inclusão e combater o estigma

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais