“Coronavírus pode aumentar risco de agudização da asma”
O vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e co-coordenador da Rede de Especialistas em Asma Grave (REAG) alerta para que “se evitem os nebulizadores sempre que possível, pelo risco de disseminação de vírus".
ENTREVISTAS E REPORTAGENS
Cerca de 40% dos doentes não têm a asma controlada
Na perspetiva da coordenadora da Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia “a educação do doente é essencial para melhorar a adesão à terapêutica”.
Asma: O que dizem as guidelines?
As guidelines internacionais do Global Initiative for Asthma (GINA) são consideradas as de referência para a prevenção, diagnóstico e abordagem da asma.
Novas terapêuticas na asma
Atualmente, temos disponíveis cinco anticorpos monoclonais para o tratamento da asma grave, todos eles dirigidos à asma com perfil de inflamação TH2 high.
As recomendações do GINA sobre asma e Covid-19
O GINA 2020 (Global Initiative for Asthma), apresenta as seguintes recomendações, que devem ser respeitadas por toda a comunidade médica.
Particularidades da terapêutica da asma na gravidez
A asma é a patologia respiratória mais prevalente na gravidez. Na Europa estima-se que 4 a 8% das grávidas tenham asma.
Podemos e devemos continuar a controlar a asma
Existe ainda um elevado número de pessoas com asma não controlada (quase metade dos doentes com asma em Portugal) e esta falta de controlo é um problema transversal.
Asma brônquica em idade pediátrica
Apesar de existência de terapêutica eficaz, a adesão é inferior a 50%. Este facto constitui o principal problema no controlo da asma.
Dia Mundial da Asma | com o apoio de:
