3 Mai, 2019

“Dar poder às pessoas com diabetes” marcou presença portuguesa no Congresso da Sociedade Espanhola de Diabetes

A APDP esteve em Sevilha de 24 a 26 de abril a representar Portugal no XXX Congresso da Sociedade Espanhola de Diabetes, que juntou 2.000 participantes.

Perante os melhores profissionais de saúde de Espanha e convidados de outros países, a palestra do presidente da APDP, Dr. José Manuel Boavida, contou com 600 participantes e debruçou-se sobre o “Empoderamiento del paciente con Diabetes”.

“A importância da educação terapêutica para fazer frente ao recrudescimento das complicações e à mortalidade por diabetes foi o principal foco da apresentação”, explica José Manuel Boavida.

A diabetes é uma doença crónica, que vai acompanhar os doentes ao longo da sua vida, por isso, “o apoio individual e coletivo, a gestão da doença e o apoio social perante as dificuldades quotidianas são determinantes e foram abordados no congresso numa perspetiva de autonomia e autocontrolo da doença”, conclui.

O programa da reunião abordou grande parte dos aspetos relevantes na diabetes, desde a epidemiologia à telemedicina, sem esquecer a educação terapêutica e os avanços no tratamento e atenção dada à diabetes. As bombas de insulina inteligentes e o acesso às novas tecnologia, assim como o uso da inteligência artificial foram alvo de acesos debates.

ler mais

RECENTES

ler mais