18 Jan, 2021

Covid-19. Surto no Hospital de Alcobaça com 23 infetados

“Foram tomadas todas as medidas adequadas, que salvaguardam a saúde e segurança dos profissionais e doentes", garante o hospital, em comunicado.

O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira regista um surto de covid-19, com 23 infetados, informou o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

Em comunicado, o CHL adiantou que se encontram infetados 16 utentes – que continuarão internados – e sete profissionais – “três enfermeiros, três assistentes operacionais e um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, que se encontram em isolamento no domicílio”.

O surto, cuja origem ainda não é conhecida e está a ser averiguada, foi detetado na sexta-feira no Serviço de Medicina Interna do hospital e, segundo o CHL, “está controlado”.

“Foram tomadas todas as medidas adequadas, que salvaguardam a saúde e segurança dos profissionais e doentes, e seguidos todos os protocolos estabelecidos, bem como está a ser efetuada a devida articulação com as entidades de Saúde Pública”, segundo o comunicado.

Tendo em conta o agravamento epidemiológico “que se reflete na afluência crescente à instituição”, o CHL sublinhou estar a “fazer a melhor gestão possível de todos os recursos humanos e materiais” e apela aos utentes com sintomas da área respiratória para, antes de se dirigirem à urgência, contactarem a Linha Saúde24 e se dirigirem à ADR-C (área dedicada a doentes respiratórios), que “em Leiria funciona temporariamente no Pavilhão Gimnodesportivo dos Pousos até dia 27 de janeiro”.

No concelho de Alcobaça registam-se 736 casos ativos de infeção, de acordo com o último boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, publicado hoje.

Desde o início o concelho registou 1.759 casos positivos, dos quais 995 recuperaram e 28 morreram.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais