25 Ago, 2020

Covid-19. Confirmado primeiro caso de reinfeção

Homem, de nacionalidade chinesa, testou positivo depois de ter viajado para Espanha. Já tinha estado infetado em abril. Especialistas falam em caso raro.

Um grupo de cientistas da Universidade de Hong Kong confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de reinfeção a nível mundial. Trata-se de um homem chinês, de 33 anos, que foi infetado pela primeira vez em abril e considerado curado e que, agora, voltou a testar positivo depois de ter regressado de Espanha.

“Um paciente jovem e aparentemente saudável registou um segundo caso de infecção por covid-19 que foi diagnosticado 4,5 meses após o primeiro episódio”, dizem os cientistas. Contudo, este homem não apresenta sintomas nesta segunda infeção, o que sugere que o sistema imunitário foi agora capaz de ‘reconhecer’ o vírus e combatê-lo de forma eficaz.

Ouvido pela BBC, o professor da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres Brendan Wren, explicou que este “é um exemplo muito raro de reinfeção e não deve diminuir o impulso global para desenvolver vacinas contra a Covid-19“. Ainda assim, este caso vem abalar a esperança dos que defendem uma estratégia contra a atual pandemia sustentada na aquisição de uma presumível imunidade.

“Muitos acreditam que os doentes de covid-19 recuperados têm imunidade contra as reinfecções porque a maioria desenvolveu uma resposta sustentada em anticorpos neutralizantes em soro”, sublinha o estudo da Universidade de Hong Kong.

Os investigadores referem, no entanto, que “existem evidências de que alguns doentes apresentam níveis decrescentes de anticorpos passados poucos meses”.

SO/JN

ler mais

RECENTES

ler mais