29 Ago, 2022

Consulta aberta de Pediatria do Hospital de Ovar arranca em setembro

A nova resposta vai assegurar o atendimento no próprio dia a situações agudas, não emergentes.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) passa a dispor, a partir de 5 de setembro, da Consulta Aberta de Pediatria, um nova resposta que assegura o atendimento no próprio dia a situações agudas, não emergentes, passíveis de resolução pela especialidade de pediatria desta instituição hospitalar.

“Numa tentativa de rentabilização dos recursos disponíveis, é importante repensarmos a forma de funcionamento desta especialidade, canalizando grande parte da capacidade para uma resposta aberta à comunidade, ajustada às necessidades atuais e à capacidade instalada”, explica o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

Esta resposta tende a contribuir, igualmente, para a diminuição das idas às urgências em funcionamento nos hospitais de referência para a população de Ovar, com todas as vantagens que isso representa para todos os envolvidos”, salienta o mesmo responsável.

Para o coordenador do serviço de Pediatria do HFZ-Ovar, o pediatra Telmo Fonseca, a iniciativa afigura-se como “uma mais-valia, sobretudo para a população de Ovar e das redondezas, com a vantagem de se estender por um horário alargado, sendo que a consulta não tem de ser referenciada”.

A médica pediatra Fátima Madruga, por seu lado, sublinha a importância da triagem, onde é feita uma avaliação inicial do jovem, fazendo com que a Consulta Aberta de Pediatria “seja mais eficaz, evitando-se, inclusive, perdas de tempo”.

O HFZ-Ovar conta com uma equipa composta por três médicos pediatras, aos quais estão alocados gabinetes de consulta específicos para utilização preferencial, uma estrutura de hospital de dia e espaço de espera próprio, adaptado à população alvo.

O serviço funcionará de segunda a quinta-feira, entre as 08h30 e as 18h00, e à sexta-feira (08h30-14h00). A consulta é solicitada pelos pais no próprio dia, via telefone (através do número 926 225 699) diretamente com o pediatra destacado ou, presencialmente, no Serviço de Admissão e Gestão de Doentes (SAGD).

COMUNICADO

Notícia Relacionada

Hospital de Ovar. Serviço de Medicina Física de Reabilitação cresce com novas funcionalidades

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais