18 Abr, 2018

Consórcio Coimbra Health traz cimeira internacional de saúde para Portugal

Coimbra Health reforça posicionamento de Coimbra enquanto “Cidade da Saúde” e estreita ligação com países da CPLP

A World Health Summit Regional Meeting inicia-se em Coimbra esta quinta-feira. O Coimbra Health, consórcio entre a Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), é a entidade responsável por trazer para Portugal o encontro regional internacional sobre Saúde Global, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A cimeira decorre de 19 a 20 de Abril, reunindo especialistas, investigadores, académicos e decisores políticos internacionais. O objetivo é discutir os tópicos mais relevantes sobre a Saúde Global, com enfoque especial nos Países Africanos. A ligação de Portugal e do Coimbra Health à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a qual o consórcio tem já diversas colaborações ao nível da medicina, da saúde e da investigação, é essencial e foi argumento decisivo para a vitória da candidatura portuguesa no acolhimento da Cimeira em 2018.

O Coimbra Health encontra-se numa posição privilegiada para fazer a ponte entre os Países Africanos e a rede M8 Alliance of Academic Health Centres, Universities and National Academie, responsável pela organização da World Health Summit e da cimeira intercalar que este ano se realiza em Portugal, a World Health Summit Regional Meeting. O consórcio tem também um papel fundamental no posicionamento de Coimbra enquanto “Cidade da Saúde”, dando continuidade ao percurso e ao trabalho realizado pelas duas entidades que o constituem, a Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O CHUC, com a colaboração de 7.780 profissionais, dá cobertura à população da Região Centro do país e regista o maior número de doentes-padrão de Portugal, disponibilizando a totalidade das especialidades hospitalares. Em 2017 registou mais de 850 mil consultas e 369 transplantes, contando com um orçamento para 2018 de 488€ milhões. A Universidade de Coimbra destaca-se como pioneira em inúmeros projetos de investigação em áreas como a cardiologia, a oftalmologia, a oncologia, a infeciologia ou a biotecnologia, entre outras.

Comunicado de imprensa/SO

ler mais

RECENTES

ler mais