9 Jul, 2018

Cientistas sugerem ligação entre consumo de fast food e aumento do risco de asma e alergias

Um novo estudo divulgado na plataforma Respiratory concluiu que existe uma relação entre o consumo de fast food e o aumento do risco de asma, sibilos, rinite alérgica, eczema e rinoconjuntivite.

Os autores começam por referir que estas doenças estão a afetar cada vez mais pessoas, representando um fardo para o sistema de saúde e na qualidade de vida dos doentes, bem como o aumento do consumo de fast food que está cada vez mais popularizado e acessível, especialmente nos EUA.

Porém, não existe ainda muita informação que comprove a relação direta entre os dois fatores, daí a realização deste estudo. Os investigadores procuraram avaliar a ligação entre o fast food e as doenças estudando os seus efeitos por dose, por tipo de alimento (hambúrguer, refrigerantes e refeições takeaway) e consoante nível de rendimento do consumidor.

Após a análise de 16 estudos, os autores concluíram que os hambúrgueres são a principal associação a alergias dependendo da dose e independentemente do rendimento. Por sua vez, os efeitos de uma má alimentação no desenvolvimento de asma e sibilos manifestam-se sob diversas formas.

“Novos estudos serão necessários para confirmar estas relações e para identificar potenciais associações entre o consumo de fast food e alergias”, afirmou o principal autor do estudo, Dr. Gang Wang, do West China Hospital, Sichuan University.

Os resultados do estudo podem ser consultados AQUI.

ler mais

RECENTES

ler mais