22 Nov, 2022

Cessação tabágica. Lançada consulta virtual que pode ajudar as reduzir as mortes por tabagismo

A Fundação Portuguesa do Pulmão lançou a Clínica do Pulmão, uma plataforma que disponibiliza consultas virtuais com médicos pneumologistas em várias áreas.

É incontornável sublinhar que o consumo do tabaco mata. Os óbitos decorrentes do tabagismo ocorrem maioritariamente por cancro, doença respiratória crónica, doenças cérebro-cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2.

No Dia Nacional do Não Fumador deixamos-lhe a mensagem de que com terapêutica farmacológica, estratégias motivacionais, ensino de hábitos e estilo de vida saudável e/ou apoio psicológico é possível deixar de fumar. São, aliás, inúmeros os casos de sucesso.

Se é fumador(a), deixar de fumar aumenta substancialmente a esperança e qualidade de vida e um médico pneumologista pode intervir neste processo, através de uma consulta online.

Foi durante o contexto da pandemia que a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) lançou a Clínica do Pulmão –www.clinicadopulmao.pt. Esta plataforma inovadora é uma clínica virtual, só com teleconsultas, que pode ser usada em Portugal e nos países de expressão portuguesa.

A plataforma disponibiliza consultas em quatro áreas: cessação tabágica, pneumologia, oncologia e consulta do sono.

Uma das vantagens é que os utentes evitam deslocações e são consultados por um médico pneumologista, especializado no tratamento de doenças do trato respiratório, com toda a privacidade e conforto.

As Teleconsultas da Clínica do Pulmão realizam-se através de uma plataforma que é compatível com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e está em conformidade com a Norma nº010/2015 da Direção Geral da Saúde sobre telemedicina.

Segundo o Professor José Alves, Presidente da FPP: “Esta consulta é uma ferramenta que permite o contacto fácil entre médicos e doentes, para além de ser uma das grandes tendências atuais no segmento dos serviços prestados pela comunidade médica aos seus pacientes.”

Nesse sentido, a Clínica do Pulmão, criada pela Fundação Portuguesa do Pulmão, surge como resposta dos profissionais de saúde a vários desafios, como a cessação tabágica, proporcionando serviço de excelência para um maior número de pacientes.

COMUNICADO

Notícia Relacionada

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais