13 Jul, 2021

Centro Hospitalar Universitário do Porto instala tecnologia de ablação tumoral por laser

Esta tecnologia, aliada à equipa de neurocirurgia, garante um cuidado mais eficiente, seguro e com menor tempo de recuperação em comparação com outros métodos mais invasivos.

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) é o primeiro hospital público, a nível nacional, a instalar a tecnologia de ablação tumoral por laser, indicada para tratamentos oncológicos e de epilepsia. Esta viragem tecnológica procura garantir uma melhor oferta de cuidados de saúde aos doentes.

Segundo revelam em comunicado, “o Serviço de Neurocirurgia do CHUP continua a estar na vanguarda da jornada tecnológica e da inovação” com a instalação deste sistema, sendo que, a partir deste, “a energia do laser é aplicada na área alvo através de uma cânula de fibra ótica”.

Além de ser um procedimento guiado por ressonância magnética, “o que permite a realização de uma ablação em tempo real precisa e controlada”, é uma “forma minimamente invasiva de intervenção cirúrgica que usa um sistema de coordenadas tridimensional para localizar pequenos alvos no interior do corpo e para executar nestes alguma atividade”.

Tendo em consideração as condições deste procedimento e a sua rapidez e eficácia, “os doentes costumam regressar a casa no dia seguinte, sendo que as cicatrizes são mínimas face a um procedimento aberto”.

“Somos o único hospital público do país que oferece uma solução integrada aos doentes, com tecnologia e software específicos para cada necessidade cirúrgica”, garante o neurocirurgião e diretor do serviço de neurocirurgia do CHUP, Alfredo Calheiros. Segundo acrescenta, isto permite garantir “o acesso de todos os doentes a tecnologia que permite a realização de procedimentos mais eficientes, seguros e com menos tempo de recuperação”.

ler mais

RECENTES

ler mais