O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), sediado em Penafiel, Porto, informou hoje ter iniciado a consulta de artrite reumatoide, tornado-se no primeiro hospital público no Norte do país com aquele serviço.

No comunicado, é possível ler que “a grande novidade é a consulta dedicada à artrite reumatoide, que coloca o CHTS como o primeiro hospital público do norte a disponibilizar uma consulta inteiramente dedicada a esta patologia”.

Além dessa consulta, o centro hospitalar também estreou nos seus serviços a consulta de técnicas reumatológicas. Segundo a informação adiantada, esta última “abrange áreas como infiltrações intra-articulares, biopsias e ecografia músculo-esquelética”.

O CHTS possui uma Unidade de Reumatologia desde 2019, data em que foi criada, sendo composta por dois médicos reumatologistas.

No mesmo documento, Carlos Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração daquele centro hospitalar, assinala que a especialidade de Reumatologia está entre as três novas especialidades incorporadas, no espaço dos últimos três anos, na lista de serviços prestados pelo CHTS.

No que concerne o impacto da pandemia de Covid-19, o centro hospitalar refere que iniciou em maio “a retoma progressiva da atividade”, após as alterações impostas. O CHTS prevê ainda que no final do ano, a 31 de dezembro, “as listas de espera não ultrapassem os nove meses, tanto nas consultas, como nas cirurgias”.

LUSA/SO

ler mais