5 Jul, 2018

Centro Hospitalar de Leiria lança livro digital para combater obesidade

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) lançou o livro digital “Na luta contra a obesidade”, com conselhos e estratégias para prevenir e combater a obesidade, podendo ser descarregado gratuitamente no seu ‘site’ e página do Facebook, foi hoje anunciado.

Numa nota de imprensa, o CHL informa que o ‘e-book’ foi concebido pela Unidade de Nutrição e Dietética e “pretende clarificar algumas dúvidas, nomeadamente as relacionadas com as chamadas ‘dietas da moda’”.

Apresenta também recomendações para manter o peso saudável, com sugestões de “Marmitas 5S”, conceito criado pelas nutricionistas e dietistas do CHL, que “são ementas Saudáveis, Simples, Saborosas, Sazonais e Sustentáveis”.

“É necessário contribuir ativamente para combater a obesidade, uma consequência negativa dos tempos atuais, em que se passa muito tempo ‘parado’ e há uma oferta enorme de alimentos altamente processados, com altos valores de açúcares e com valores nutricionais desadequados”, refere a nota de imprensa, adiantando que a Unidade de Nutrição e Dietética do CHL quer “dar ferramentas aos utentes para que possam contribuir diária e ativamente para a sua saúde”.

Citada na nota de imprensa, a nutricionista Tânia Jorge explica que “a obesidade é ganha no terreno, mas, havendo uma panóplia enorme de dietas e estilos alimentares, que podem confundir as pessoas, importa clarificar sobre o que é saudável e que comportamentos são considerados adequados para manter um estilo de vida saudável, dando assim a possibilidade de fazer escolhas de forma consciente e informada e, se possível, acompanhadas por profissionais”.

O livro digital inclui as “cinco recomendações essenciais de alimentação e hidratação, e os sete passos usados a nível mundial nas sessões de educação para a alimentação saudável e exercício físico”.

O ‘e-book’ indica também “alguns dos comportamentos que podem ser desadequados e dietas que trazem alguns riscos e que por isso devem ser analisadas, selecionadas e adaptadas a cada pessoa, como a toma desregrada de suplementos ou a eliminação de alimentos ou grupos alimentares da dieta sem orientação por profissional especializado na área da nutrição”.

Segundo a mesma nota, as “Marmitas 5S” “podem integrar um plano alimentar variado, saudável e saboroso”, pois “respeitam a sazonalidade, a economia local, a facilidade de organização e a saúde”.

No livro são partilhados quatro exemplos de ementas “5S”, sendo uma vegan e uma sem glúten para os estilos alimentares mais restritivos, elaboradas pela nutricionista Ângela Carvalho, também daquela unidade do CHL.

“Sendo o excesso de peso e a obesidade fatores de risco para diversas doenças, como problemas cardiovasculares, patologias musculoesqueléticas, respiratórias, gastrointestinais, metabólicas, entre outras, é necessário fomentar a reeducação alimentar, e uma redefinição dos estilos de vida atuais, dando informação correta às pessoas, para que sejam saudáveis e sustentáveis a longo prazo”, adiantam aquelas profissionais.

A nota acrescenta que seis em cada dez portugueses são pré-obesos ou obesos.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais